O presidente da Câmara Municipal de Loulé, Vítor Aleixo, e a CEO da ACCF, Kristiina Lappi, assinaram, no dia 27 de maio, o contrato que formaliza o investimento do projeto denominado «Casas da Benémola». Trata-se da construção de um Hotel Rural, associado a um centro de Investigação da Natureza e Cultura do Algarve, localizado em Querença.
O empreendimento situado no Sítio da Barrada, na União de Freguesias de Querença, Tôr e Benafim, prevê uma unidade hoteleira de 4 estrelas, hotel rural, com 36 camas, que tem associado um Centro de Investigação, cujo objetivo científico principal é o estudo e proteção dos ecossistemas mediterrânicos do barrocal, caracterizados por uma grande biodiversidade mas fortemente afetados por uma secular humanização, bem como por frequentes incêndios florestais, e ainda o estudo e promoção dos valores culturais da Região do Algarve.
Este empreendimento ficará localizado nas proximidades da Quinta da Ombria, Hotel Spa & Golf Resort, recentemente iniciado. Outra das valências diferenciadoras e inovadoras previstas neste investimento, promovido pela fundação finlandesa ACCF – Arto Carpus Castelo Foundation, é um espaço de meditação dedicado a todas religiões e filosofias. O valor total estimado do investimento rondará os 10 milhões de euros.