No âmbito das Presidências Abertas, o edil de Lagoa, Francisco Martins, promoveu, numa primeira fase, visitas de trabalho a todas as Uniões e Juntas de Freguesia e, dentro das suas áreas administrativas, a algumas das principais localidades do Concelho de Lagoa. Foram jornadas dinâmicas e produtivas através das quais os munícipes tiveram a oportunidade de conhecer os seus autarcas, enquanto estes puderam avaliar a dimensão dos problemas das povoações mas, sobretudo, os anseios e as queixas dos seus munícipes.

O Presidente da Câmara de Lagoa foi mais longe nestes périplos de contatos com a sociedade civil e visitou, posteriormente, as instituições do concelho, com natural enfoque para as IPSS, tentando perceber como vivem e de que ajudas carecem. Agora, dando continuidade ao programa das Presidências Abertas, vai analisar, de perto, o que vem sendo realizado em Lagoa, através de um ciclo dedicado ao Turismo, com visitas aos empreendimentos sedeados no Concelho, no sentido de conhecer a oferta hoteleira existente, os seus problemas e as suas mais-valias, auscultando os profissionais do setor.
O objetivo é perceber como está a decorrer a operação «turismo de qualidade» e quais os desafios que enfrentam atualmente, para que, num quadro de reforço pró-ativo, se defina áreas de atuação conjuntas da sociedade civil, empresarial e laboral. Isto porque o executivo reconhece que o turismo é uma atividade que, pela sua transversalidade, desempenha um papel de charneira na economia local, regional e nacional, num momento em que novos desafios passam pela redefinição estratégica do setor, exigindo das entidades públicas, equiparadas e privadas, estratégias de atuação conjuntas. Estas visitas decorrerão nas próximas três semanas.