O Município de Faro irá receber, no dia 2 de junho, os alunos e professores do concelho envolvidos no Projeto «Nós Propomos! Cidadania, Inovação e Sustentabilidade na Educação Geográfica», que abrangeu este ano letivo 76 alunos da Escola Secundária João de Deus, estabelecimento que ganhou um terceiro prémio de fotografia. Foram produzidas por estes alunos 22 propostas para a cidade, que serão agora apresentadas ao executivo municipal.
O Seminário Nacional do Projeto «Nós Propomos! Cidadania, Inovação e Sustentabilidade na Educação Geográfica» teve lugar no dia 4 de maio, promovido pelo Instituto de Geografia e Ordenamento do Território-IGOT da Universidade de Lisboa, em colaboração com a Esri Portugal. Participaram 37 escolas de todo o país, incluindo da Região Autónoma dos Açores, num total de 1400 alunos e professores de Geografia.
No âmbito da disciplina de Geografia, os alunos identificam problemas locais e apresentam propostas de intervenção concretas, tendo em vista a melhoria da qualidade de vida da comunidade, numa perspetiva de cidadania. Procura-se uma articulação estreita com as autarquias, que fornecem informação aos alunos sobre os desafios contidos no Plano Diretor Municipal e que depois recebem as propostas dos alunos, que têm sido valorizadas e crescentemente implementadas.
No Seminário Nacional, os alunos apresentaram os seus projetos de intervenção, num total de 250, ocupando todas as salas do IGOT e da Reitoria da Universidade de Lisboa. Como melhor projeto, foi distinguido o Roteiro pela Herança Judaica de Castelo Branco, elaborado por alunos da Escola Secundária Amato Lusitano, de Castelo Branco; como melhor turma, foi distinguida a turma 11.º D da Escola Secundária de Emídio Navarro.
A Câmara Municipal de Faro é parceira na dinamização deste projeto desde 2011, em conjunto com o Instituto de Geografia e do Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa (IGOT-IUL) e a Esri Portugal. Desde 2012, o Projeto tem igualmente o apoio da Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica/Ciência Viva.