No próximo domingo, 31 de maio, a cidade de Quarteira e a sua comunidade piscatória assinalam mais um Dia do Pescador. Numa parceria entre a Quarpesca – Associação de Armadores e Pescadores de Quarteira, Câmara Municipal de Loulé e Junta de Freguesia de Quarteira, decorrerá um programa de atividades que culminará com a tradicional lavada.
As festividades arrancam na sexta-feira, dia 29, com a animação musical na Praça do Mar, a partir das 18h, com a atuação de Nestor e Nuno que estarão no local durante os três dias do programa. Às 21h30, sobe ao palco o projeto Domingos & Amigos, liderado por Domingos Caetano dos Íris.
No sábado, dia 30, a partir das 18h, na Praia de Quarteira, tem lugar a tradicional lavada ou arte de arrastar para terra, um dos atrativos desta festa. Neste quadro ímpar e típico desta antiga vila piscatória, a população é convidada a participar no «puxar a rede» para terra onde se pode ver a riqueza que ainda se encontra nas águas que banham Quarteira, através da quantidade e qualidade do pescado que, ano após ano, é capturado. Esta iniciativa tornou-se, ao longo dos anos, um atrativo para os muitos turistas que já se encontram no Algarve neste período do ano.
Segue-se uma Noite de Fados, a partir das 21h30, com os fadistas Teresa Viola e Pedro Viola. No encerramento das celebrações, no domingo, 31 de maio, pelas 21h30, Augusto Canário e Amigos vão animar a Praça do Mar. A gastronomia é outra das vertentes da festa e, durante três dias, os visitantes poderão saborear algumas iguarias confecionadas pelas famílias de pescadores de Quarteira nos «Petiscos do Pescador».