A Bandeira Azul é um galardão instituído pela ABAE - Associação da Bandeira Azul da Europa, que garante e certifica a qualidade das águas balneares do concelho, das suas infraestruturas de apoio, bem como das ações de informação e sensibilização ambiental levadas a cabo no município de Lagos. Para além deste galardão hasteado em cinco das suas seis zonas balneares, Lagos volta a ostentar este ano, em quatro destas praias (mais concretamente Luz, Porto de Mós, Praia da Batata e Meia Praia), a Bandeira Praia Acessível – Praia para Todos, que garante um acesso mais facilitado a cidadãos com mobilidade condicionada, designadamente através de estacionamento reservado junto ao areal e rampas apropriadas para cadeiras de rodas.
A cerimónia oficial do Hastear das Bandeiras em Lagos decorreu no dia 25 de junho, e contou com várias presenças, nomeadamente do executivo municipal, do Presidente do Instituto Nacional para a Reabilitação, José Madeira Serôdio, do Presidente da Região de Turismo do Algarve, Desidério Silva, dos patrocinadores e parceiros da campanha de sensibilização ambiental e de diversos outros convidados. Depois de todas as bandeiras azuis hasteadas, a Presidente da Câmara Municipal de Lagos, Maria Joaquina Matos, destacou a atenção que o executivo presta à área ambiental e o grande trabalho e empenho na promoção de boas práticas. “Estas distinções trazem não só orgulho ao Município, mas também uma grande responsabilidade em conseguir, todos os anos, mantê-las”. No que diz respeito à Campanha «Lagos na Onda do verão 2015», a edil aproveitou a ocasião para agradecer publicamente a todos os patrocinadores da iniciativa, “sem o apoio dos quais seria muito difícil a realização da mesma”.
O Presidente do INR - Instituto Nacional da Reabilitação, José Serôdio, também felicitou e agradeceu à Câmara Municipal de Lagos e à Região de Turismo do Algarve por todo o trabalho desenvolvido em prol de cidades e regiões para todos, neste caso concreto nas vertentes da cultura e lazer, como são as praias. “Só desta forma podemos ter um país que possa ser desfrutado por todos, virado para o desenvolvimento, progresso e competitividade”. No final, falou o Presidente da Região de Turismo do Algarve, Desidério Silva, que assim estava de volta à Praia da Luz e a Lagos, uma das regiões mais premiadas da Europa e do Mundo no que diz respeito às suas praias. “No total, o Algarve conta este ano com 85 praias com Bandeira Azul, das quais 45 são também consideradas praias acessíveis, o que se traduz numa oferta muitíssimo qualificada nesta área. Há que cada vez mais valorizar parcerias entre entidades públicas e privadas, porque só assim teremos todos a ganhar”, frisou.
Terminadas as intervenções oficiais, passou-se à entrega ao município de Lagos, na pessoa da sua presidente, do 2.º Prémio «Praia + Acessível 2014», atribuído à Praia da Luz, pelo patrocinador (MOBILITEC), e que resultou novamente na oferta de uma cadeira andarilho (recorde-se que já no ano passado a autarquia foi distinguida com este equipamento, tendo ficado em primeiro lugar neste concurso). Seguiu-se uma visita ao Centro de Apoio a Pessoas com Mobilidade Condicionada, que dá apoio aos utentes da instituição NECI, onde foi realizada uma breve apresentação, por parte do patrocinador, focada nas especificidades da cadeira, acompanhada de demonstração da sua utilização.