O responsável máximo do Turismo do Algarve, Desidério Silva,
presidiu à cerimónia de apresentação do «Guia de Praias do Algarve – Albufeira,
Silves, Lagoa», que decorreu ao largo da cidade de Albufeira, a bordo de um dos
catamarans da «Algarexperience», empresa turístico-marítima de Albufeira, no
dia 21 de junho. O trabalho surgiu de uma parceria entre a «Arandis Editora» e
a «Algarexperience», mostrando a costa desta região a partir do mar, com os
recortes das falésias, grutas, leixões, extensões de areal e fauna e flora do
mar e da orla costeira. Durante o lançamento foram apresentadas as versões em
Português e em Inglês, prevendo-se para breve as edições em Castelhano,
Francês, Alemão e Holandês, abrangendo desse modo mais de 90 por cento dos
turistas que visitam a região.
Na apresentação, Sérgio Brito, sócio-gerente da «Arandis
Editora», realçou a originalidade do guia e a mais-valia que ele representa
para um conhecimento mais profundo do Algarve, tendo a editora criado uma nova
linha editorial, a «Algarve Discovery», dedicada à criação e publicação de
guias turísticos da região algarvia. Sérgio Brito salientou ainda a qualidade
gráfica do guia, composto por Fernando Lobo, o responsável gráfico e sócio da «Arandis
Editora», sendo um produto 100 por cento algarvio, desde a conceção até à
produção, que esteve a cargo da Gráfica Comercial de Loulé.
Nuno Campos Inácio, autor do guia, referiu que este trabalho
concilia os aspetos históricos, culturais e turísticos da região algarvia,
apresentando a formação geológica da zona costeira, os achados arqueológicos da
região, a história da ocupação humana, a origem do topónimo, o património
arquitetónico, a diversidade biológica e os caprichos da natureza, não
esquecendo os aspetos mais práticos para o turista, como se a praia é vigiada,
se tem apoio de praia, se possui bons acessos e sítio de estacionamento, que
diversões existem, se está galardoada com Bandeira Azul e as coordenadas de
GPS, das 92 praias compreendidas entre a Marina de Vilamoura e a vila de
Ferragudo. Por sua vez, Bruno Mendes, Diretor Geral da «Algarexperience», sublinhou
os aspetos positivos desta parceria, avançando que o resultado final superou
bastante as espectativas iniciais. Este guia vem colmatar uma lacuna que havia
na divulgação turística da costa algarvia, uma vez que eram frequentemente
abordados por turistas que procuravam publicações turísticas sobre a costa
algarvia, que contivessem a história e belezas naturais que viam durante os
passeios a bordo das embarcações da empresa.Desidério Silva, Presidente da Região de Turismo do Algarve, manifestou a vontade da Região de Turismo se associar a esta parceria privada, desde logo disponibilizando os 22 postos de turismo do Algarve para a comercialização dos guias a produzir pela «Algarve Discovery», considerando muito positivas estas publicações, que contribuem para a promoção da região algarvia. “O Algarve recebe 17 milhões de turistas por ano, sendo que um milhão realiza excursões marítimo-turísticas, pelo que guias desta natureza são bastante pertinentes. Cada vez mais o turista procura mais do que o sol e a praia, havendo interesse em conhecer melhor a história e cultura da região”, frisou Desidério Silva.
