O responsável máximo do Turismo do Algarve, Desidério Silva, presidiu à cerimónia de apresentação do «Guia de Praias do Algarve – Albufeira, Silves, Lagoa», que decorreu ao largo da cidade de Albufeira, a bordo de um dos catamarans da «Algarexperience», empresa turístico-marítima de Albufeira, no dia 21 de junho. O trabalho surgiu de uma parceria entre a «Arandis Editora» e a «Algarexperience», mostrando a costa desta região a partir do mar, com os recortes das falésias, grutas, leixões, extensões de areal e fauna e flora do mar e da orla costeira. Durante o lançamento foram apresentadas as versões em Português e em Inglês, prevendo-se para breve as edições em Castelhano, Francês, Alemão e Holandês, abrangendo desse modo mais de 90 por cento dos turistas que visitam a região.
Na apresentação, Sérgio Brito, sócio-gerente da «Arandis Editora», realçou a originalidade do guia e a mais-valia que ele representa para um conhecimento mais profundo do Algarve, tendo a editora criado uma nova linha editorial, a «Algarve Discovery», dedicada à criação e publicação de guias turísticos da região algarvia. Sérgio Brito salientou ainda a qualidade gráfica do guia, composto por Fernando Lobo, o responsável gráfico e sócio da «Arandis Editora», sendo um produto 100 por cento algarvio, desde a conceção até à produção, que esteve a cargo da Gráfica Comercial de Loulé.
Nuno Campos Inácio, autor do guia, referiu que este trabalho concilia os aspetos históricos, culturais e turísticos da região algarvia, apresentando a formação geológica da zona costeira, os achados arqueológicos da região, a história da ocupação humana, a origem do topónimo, o património arquitetónico, a diversidade biológica e os caprichos da natureza, não esquecendo os aspetos mais práticos para o turista, como se a praia é vigiada, se tem apoio de praia, se possui bons acessos e sítio de estacionamento, que diversões existem, se está galardoada com Bandeira Azul e as coordenadas de GPS, das 92 praias compreendidas entre a Marina de Vilamoura e a vila de Ferragudo. Por sua vez, Bruno Mendes, Diretor Geral da «Algarexperience», sublinhou os aspetos positivos desta parceria, avançando que o resultado final superou bastante as espectativas iniciais. Este guia vem colmatar uma lacuna que havia na divulgação turística da costa algarvia, uma vez que eram frequentemente abordados por turistas que procuravam publicações turísticas sobre a costa algarvia, que contivessem a história e belezas naturais que viam durante os passeios a bordo das embarcações da empresa.
Desidério Silva, Presidente da Região de Turismo do Algarve, manifestou a vontade da Região de Turismo se associar a esta parceria privada, desde logo disponibilizando os 22 postos de turismo do Algarve para a comercialização dos guias a produzir pela «Algarve Discovery», considerando muito positivas estas publicações, que contribuem para a promoção da região algarvia. “O Algarve recebe 17 milhões de turistas por ano, sendo que um milhão realiza excursões marítimo-turísticas, pelo que guias desta natureza são bastante pertinentes. Cada vez mais o turista procura mais do que o sol e a praia, havendo interesse em conhecer melhor a história e cultura da região”, frisou Desidério Silva.