O «Verão em Tavira» propõe, este ano, para os residentes e visitantes de todas as idades, um programa com muitas novidades de teatro, música, cinema, dança, artes visuais, literatura, visitas ao património, folclore, desporto, feiras do livro, de gastronomia, antiguidades e velharias, dos ofícios, numa organização conjunta da Câmara Municipal de Tavira e da Associação da Baixa de Tavira.
O «XI Cenas na Rua – Festival Internacional de Teatro e Artes na Rua», de 3 a 13 de julho, conta com a presença de grupos e artistas nacionais e internacionais: Cie Barolosolo (dias 3 e 4, França), Palato (dia 5), Teatro da Serra de Montemuro (dia 5), Teatro do Mar (dia 6), Vaiven Circo (dia 7, Espanha), Aliskin&Luna (dia 8, Espanha), a cantora Luísa Sobral (dia 9), para o público infanto-juvenil, Ao Luar Teatro (dia 10), Armação do Artista (dia 11), a poesia portuguesa com ator Vítor de Sousa e a guitarrista Luísa Amaro (dia 12) e a encerrar Gullem Albá & and All in Orchestra (dia 13, Espanha).
O «Jazz no Palácio» decorre, entre 22 e 25 de julho, no terraço do Palácio da Galeria, com apresentação das formações jazzísticas de Arsénio Martins e os Aroma Jazz Trio (dia 22), Quinteto André Fernandes (dia 23), Carlos Martins Quarteto (dia 24) e Marta Hugon em Quinteto (dia 25). O pianista e compositor Rui Massena apresenta «Solo» (dia 18 de julho), a fadista Ana Moura e o seu «Desfado» (dia 29 de julho), os Clã e o novo álbum «Corrente» (dia 6 de agosto) e a estreia, em Tavira, de Pedro Abrunhosa com «Contra Mão» (21 de agosto), todos os concertos no Parque do Palácio da Galeria.
A Praça da República e o Jardim do Coreto contam com programação regular, intensa e variada, com a Banda Mourisca, Zé Francisco, Gala de Ópera com o tenor Carlos Guilherme, o bailarino de sapateado Michel, a cabo-verdiana Elida Almeida, para além de filarmónicas, folclore, fado, músicas tradicionais e do mundo, ópera, danças de salão, sapateado, entre muitos outros. As Mostras de «Cinema Europeu» (17 a 27 de julho) e «Não-Europeu» (7 a 17 de agosto), organizadas pelo Cineclube de Tavira, estão, mais uma vez, nos claustros do Convento do Carmo, com uma seleção de bons filmes para ver ou rever.
A rua do Cais recebe o Festival Vinhos e Sabores (9 a 12 de julho) e as Feiras do Livro (17 de julho a 5 de agosto), dos Ofícios (7 a 16 de agosto), Antiguidades e Velharias (18 a 26 de agosto) e dos Stocks (28 a 31 de agosto). No Museu Municipal de Tavira estão patentes as exposições «Memória e Futuro» e «Dieta Mediterrânica, Património Cultural Milenar» (Palácio da Galeria) e «Tavira Islâmica» (Núcleo Islâmico). A Biblioteca Municipal Álvaro de Campos tem uma programação semanal com jogos tradicionais, contos e leituras para o público infanto-juvenil. O Centro Ciência Viva de Tavira disponibiliza um programa de atividades de verão para as crianças e, no dia 3 de agosto, marca presença, na Praça da República, com o «Show de Ciência».
A não esquecer, de 10 a 12 de julho, no Parque de Feiras e Exposições, a 20ª Feira de Caça, Pesca e do Mundo Rural, com as atuações de António Zambujo e da Banda Iris, assim como as tradicionais festas dos pescadores de Santa Luzia e Cabanas de Tavira, a Facarte na Conceição e outras festas religiosas e profanas. De 3 a 6 de setembro, realiza-se a III Feira da Dieta Mediterrânica, inserida no Plano de salvaguarda da UNESCO deste Património Cultural Imaterial da Humanidade com presenças institucionais, mercado de produtores, atividades gastronómicas e oficinas de cozinha, música mediterrânica, estilos de vida saudáveis, aconselhamento e prevenção de doenças cardiovasculares e nutricional, seminários, exposições, jogos tradicionais, visitas guiadas e passeios ao património, entre outros motivos de interesse… o festival «SlowMed», que decorre em simultâneo, trará à feira a cozinha e os documentários mediterrânicos. O Festival «5 Noites, 5 Sons», organizado pela Academia de Música de Tavira, decorrerá de 10 a 14 de setembro, com programa variado.