Pelo segundo ano consecutivo, Vila do Bispo encontra-se nomeada para os «Prémios Município do Ano Portugal 2015», da UM-Cidades (Universidade do Minho), desta feita com o projeto «Festival de Observação de Aves & Atividades de Natureza de Sagres». Dos 36 finalistas, haverá dez distinções regionais e uma distinção nacional, com Vila do Bispo nomeada na categoria Região Algarve, a par de Aljezur, Monchique e Vila Real de Santo António.
A esta iniciativa foram apresentadas 80 candidaturas onde um júri nacional, constituído por oito personalidades independentes e provenientes de áreas diversas, avaliou as candidaturas e selecionou as 36 que, no próximo dia 9 de julho, aspiram à conquista do prémio regional e do prémio nacional. A candidatura de Vila do Bispo apresenta a observação de aves (birdwatching) como uma atividade integrável no Turismo de Natureza e com excecional potencial na região de Sagres, reconhecida pelo facto de apresentar valores naturais e condições no terreno que podem competir com vantagem face a outros destinos semelhantes, como é o caso de Espanha.
Portugal dispõe de inúmeros locais com interesse para a prática da observação de aves, porém, existem algumas regiões privilegiadas a este nível, por exemplo o Algarve e, concretamente, a região de Sagres. Localizado no Concelho de Vila do Bispo e integrado no Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, Sagres é um local de destaque para a avifauna nacional, pois aqui podem ser observadas praticamente todas as espécies presentes no país, acolhendo ainda espécies únicas. Na verdade, Sagres apresenta-se como palco de um fenómeno natural que, em Portugal, não encontra semelhante – a grande migração outonal de passeriformes, rapinas diurnas e noturnas, aves marinhas e, de forma mais emblemática, as grandes aves planadoras. De agosto a novembro, esta zona torna-se no ponto de congregação de aves migratórias no nosso país. Neste enquadramento tão especial, Sagres tem vindo a ser progressivamente procurada, sobretudo nas duas últimas décadas, por turistas e investigadores da ornitologia provenientes de todo o mundo.
Os «Prémios Município do Ano Portugal 2015» visam reconhecer e premiar as boas práticas em projetos implementados pelos municípios com impactos positivos e significativos ao nível do território, na economia e na sociedade, que promovam o crescimento, a inclusão e a sustentabilidade do município. Dar visibilidade e reconhecer, em diferentes categorias, realidades diversas que incluam as cidades de maior dimensão, mas também os territórios de baixa densidade nas diferentes regiões do país são outros dos objetivos desta iniciativa instituída pela Universidade do Minho, através da sua plataforma UM-Cidades.