O primeiro Orçamento Participativo de Lagos está a entrar na sua fase final, tendo terminado recentemente a fase da análise técnica de todas as propostas eleitas. Destas, passaram agora 17 à fase seguinte, e final – a da votação. A votação nos 17 projetos validados pela equipa técnica decorrerá entre 17 de agosto e 15 de setembro, de forma presencial e através do preenchimento de formulário para votação dos projetos.
Podem votar todos os cidadãos residentes no concelho de Lagos maiores de 18 anos (a residência deverá ser comprovada através do número de eleitor) e cada cidadão tem direito apenas a um voto. Os locais de voto são: o Edifício Paços do Concelho Séc. XXI e as Juntas de Freguesias do concelho (sedes e delegação em Barão de S. João). Posteriormente os projetos selecionados e mais votados serão apresentados publicamente e integrados na proposta de orçamento municipal para 2016, a aprovar pelos órgãos competentes (Câmara Municipal e Assembleia Municipal).
Recorde-se que o Orçamento Participativo pretende incentivar a cidadania ativa, promovendo a participação e envolvimento dos cidadãos nas dinâmicas de governação local e na definição de prioridades, e garantir a sua intervenção no processo de decisão sobre a afetação de recursos às políticas públicas municipais.