A Corrida Vertical Aquashow foi apresentada, no dia 24 de julho, na loja FNAC do Forum Algarve, perante dezenas de atletas e vários convidados. Por ser uma prova realizada numa estrutura com visibilidade para o exterior, esta corrida com data marcada para o próximo sábado, 1 de agosto, nas escadas do escorrega «Free Fall» do Aquashow, será a segunda do género a nível mundial, depois da Torre Eiffel.
Marco Soares Pereira, mentor desta corrida inédita em Portugal, começou por destacar a exigência física que este tipo de prova envolve. “ É uma altura de 32 metros mas que, na verdade, equivale a uma corrida em linha reta de 100 metros, feita em menos de um minuto. É como um sprint”. O elevado grau de preparação física necessário para realizar uma corrida com estas caraterísticas foi referido também por Rui Costa, diretor técnico da prova. “Será uma prova dura e, por isso, com todas as condições para ser uma grande festa desportiva”.
Já Bruno Rodrigues, da Algarve Trail Running, envolvida na organização da prova, revelou o entusiasmo dos atletas que vão participar. “Já não falam de outra coisa e sempre que olham para uma escada vêm um potencial local de treino. As expectativas estão bastante elevadas”. Por sua vez, Diana Santos, da administração do Aquashow, parque anfitrião do evento, referiu que o desafio para receber a prova foi aceite por ser “uma corrida diferente que ajudará a promover aquele que é o maior escorrega «Free Fall» da Europa”.
A Corrida Vertical Aquashow promete marcar a noite de 1 de agosto no Algarve e, em pleno verão, esperam-se milhares de pessoas para assistir à prova, já que o parque aquático terá entrada livre e a piscina de ondas estará a funcionar ao som do DJ Christian F. “É importante que quem vem a Quarteira de férias encontre também este tipo de eventos interessantes e diferentes”, acrescentou Telmo Pinto, presidente da Junta de Freguesia de Quarteira, que mencionou ainda o papel do desporto no combate à sazonalidade. Hugo Nunes, vice-presidente da Câmara Municipal de Loulé, também esteve presente na divulgação da corrida para dizer que “sendo um evento inovador, a Câmara tinha a obrigação de se associar e por isso recebemos a ideia de braços abertos”