A Câmara Municipal de Lagoa organizou a 13ª Mostra do Doce Conventual com a intenção de recriar um clima fielmente representativo da vida num convento onde, como é do domínio público, os frades e freiras sempre foram especialistas na doçaria tradicional. Aliás, atribui-se ao Convento de S. José o privilégio de ter criado o tão célebre bolo D. Rodrigo. Tem sido assim ao longo dos anos, com a intervenção direta dos funcionários da autarquia que, vestidos a rigor com trajes de frades e freiras, calcorrearam os espaços destinados ao público, fazendo as delícias dos visitantes que percorreram os Claustros, as celas, a sala de exposições e espaços adjacentes ao Convento e que, este ano, foram cerca de oito mil.
Numa inauguração informal no dia 22 de julho, o Presidente da Câmara Municipal Francisco Martins, acompanhado pelo Presidente da Assembleia Municipal Águas da Cruz, restante executivo, demais autarcas e outras entidades, percorreram a feira cumprimentando todos os expositores, na abertura oficial deste evento cultural criado em 2002, saído de um projeto concebido para o aproveitamento e divulgação das tradições e do património histórico e monumental local. Neste cenário de viagem na história local, foi possível saborear todo o tipo de bolos, compotas, mel, frutos secos caramelizados, medronho, vinhos do Algarve, chás, ginjinha em copo de chocolate, entre outras iguarias produzidas por casas especializadas em doçaria conventual e regional.
O conceito de doce conventual está intimamente relacionado com a difusão do açúcar nas cozinhas dos Mosteiros Portugueses, a partir dos finais do século XVI, tendo sido entre as ordens religiosas de frades e freiras que, segundo reza a tradição, nasceram algumas das mais ricas receitas de doces da gastronomia regional Portuguesa. A 13ª Mostra do Doce Conventual, realizada entre os dias 22 e 26 de julho, ofereceu um programa de animação variado, com entrada gratuita e teve uma novidade: um conjunto de bicicletas para pedalar ao gosto de cada um, fazendo batidos com fruta do Algarve, mediante a oferta de um pequeno donativo destinado à CPCJ de Lagoa, para além da inauguração da exposição de quadros pintados com vinho pelo Centro Sénior de Lagoa, alusivos ao tema para 2015 o «Vinho e a Vinha».