O mês de agosto é sinónimo de muita animação, música, teatro, atividades desportivas, lúdicas, gastronómicas, mas também sinónimo de celebrações religiosas. Assim, Portimão prepara-se para viver dois fins de semana de festa repletos de muita fé e devoção. Os festejos de Santo André na Igreja da Penina (1, 2, 8 e 9 de agosto) e da Nossa Senhora das Dores no adro da Igreja da Mexilhoeira Grande (22 e 23 de agosto) também vão animar o concelho e marcar estas celebrações com a participação da comunidade.
O Centro Apostólico de Santo André vai realizar nos próximos dias 1, 2, 8 e 9 de agosto as tradicionais festas em honra do padroeiro da Igreja da Penina e nas quais as atividades recreativas e a animação musical têm papel de relevo. Destaca-se do programa litúrgico as eucaristias marcadas para 2 e 9 de agosto, em ambos os casos às 12h e às 19h, enquanto em todos os dias das Festas de Stº André o arraial começa a partir das 20h, no Largo da Igreja da Penina, com a atuação dos seguintes artistas: Pedro Miguel Silva e Marcelo Rio (1 de agosto), Fábio Muchacho e Cláudio Rosário (2 de agosto), Vera Lúcia (8 de agosto) e Ricardo Alves (9 de agosto). Para além da componente religiosa, fazem parte do programa os comes e bebes e a música para dançar, num evento em que os fundos recolhidos revertem a favor daquela igreja. Esta tradicional festividade, que se realiza nos dois primeiros fins-de-semana de agosto, tem entrada gratuita e conta com os apoios da Junta de Freguesia de Alvor e da Câmara Municipal de Portimão.
No fim-de-semana de 22 e 23 de agosto, o adro da Igreja da Mexilhoeira Grande será o cenário para a Festa de Nossa Senhora das Dores, manifestação religiosa onde as atividades recreativas e a animação musical também têm um papel de destaque. Destaca-se do programa litúrgico, a Eucaristia da Festa, marcada para as 16h do dia 23, seguida da procissão em que a imagem de Nossa Senhora das Dores será conduzida pelos fiéis através das principais artérias da vila. Na vertente da animação, o arraial e quermesse de sábado começa às 21h30, constando do programa a música ambiente a cargo do grupo Generation XXI. No dia 23, e após a procissão, haverá arraial, quermesse, a Feira da Paróquia, leilão de ofertas e atuação do Rancho Folclórico da Figueira com os «Cavaquinhos de Monchique», com realce para as figuras de massas confecionadas pelos populares, enquanto a música será interpretada por Eulália Nunes e Vânia.
Esta tradicional festividade tem lugar no penúltimo fim-de-semana de agosto, é organizada pelo Centro Paroquial da Mexilhoeira Grande, com os apoios da Junta de Freguesia local e da Câmara Municipal de Portimão. Estes festejos continuam a ter larga tradição em Portimão e a população vive estes dias com intensidade, participando nas festividades de ordem religiosa e desfrutando da vertente de animação.