Está quase a chegar mais uma edição do Festival do Marisco e o já habitual espaço de convívio de verão no Algarve, com milhares de pessoas a rumarem a Olhão, acontece entre os dias 10 e 15 de agosto, no Jardim Pescador Olhanense. Mariscos e bivalves da Ria Formosa aliados a um cartaz musical de excelência fazem desta mais uma edição com sucesso garantido.
Um espaço com um design diferente, mais amplo, e um cartaz de arromba, assim como o Kids Club melhorado, foram algumas das novidades apresentadas na conferência de imprensa deste ano do Festival do Marisco. “Quem ali chegar vai notar a diferença”, garantiu o presidente da Câmara Municipal de Olhão, António Miguel Pina, que apresentou as novidades de um evento que celebra três décadas de existência, mas “nem por isso deixa de inovar a cada ano que passa”.
O presidente da Câmara de Olhão, que esteve ladeado pelos elementos do conselho de administração e pelo diretor executivo da Fesnima, empresa municipal que organiza o Festival do Marisco, para além de todos os vereadores, fez notar ainda “a criação de uma nova imagem de comunicação, mais moderna, mais atual, mais fresca…”, apresentando um cartaz de fundo mais claro e os artistas que fazem deste um dos melhores festivais de sempre: Anselmo Ralph, o «filho» de Olhão Júlio Resende, que com Ana Moura e Ana Bacalhau compõem o Fado & Further, Richie Campbell, Mickael Carreira, José Cid e Daniela Mercury.
Este ano, o Festival do Marisco comemora três décadas de existência e o que começou por ser um pequeno evento organizado pelos dois clubes da terra – Sporting Clube Olhanense e Marítimo Olhanense – na Avenida da República, tornou-se num dos grandes eventos gastronómicos e musicais do Sul do País. Tendo começado na Avenida da República, o evento passou depois pelo antigo Estádio Padinha – um dos maiores cabeças de cartaz da altura foi Roberto Leal – ou pelo espaço junto aos Mercados de Olhão, entre outros, fixando-se depois no Jardim Pescador Olhanense. Alguns anos depois de esta iniciativa dos clubes locais ter surgido, a Câmara Municipal de Olhão decidiu apostar na organização do Festival e tomou as rédeas da iniciativa, projetando o Festival e trazendo nomes de sucesso a Olhão. Já passaram pelo palco do maior evento gastronómico e musical a Sul do Tejo os grandes nomes da música nacional e também além-fronteiras.
Com o objetivo de promover os mariscos provenientes da Ria Formosa, cozinhados de forma muito especial pelos olhanenses e onde a tradição não é esquecida, aliando a isso a apresentação de artistas musicais de topo, nacionais e internacionais, o Festival do Marisco de Olhão é um dos grandes cartazes musicais e gastronómicos que anima o verão algarvio, quando milhares de pessoas rumam a sul para desfrutar das suas férias. Projetar a Ria Formosa, a cidade e o concelho de Olhão e dar a conhecer o saber das suas gentes têm sido, desde sempre, os grandes objetivos deste evento e que fazem o seu sucesso.
Também a economia local sai beneficiada com esta iniciativa, atualmente organizada pela empresa municipal Fesnima. Por altura do Festival, não é só o recinto do evento que se enche de apreciadores de mariscos e bivalves da Ria Formosa, também os restaurantes da zona são muito procurados. O Festival do Marisco projeta o nome da cidade e do concelho além fronteiras, mas também a boa gastronomia que aqui se faz durante todo o ano. Assim, a música e o marisco, aliados a uma paisagem deslumbrante sobre a Ria Formosa, são os ingredientes indispensáveis para mais esta edição – a 30ª – do Festival do Marisco.
As entradas no recinto do Festival custam nove euros para adultos, de 11 a 14 de agosto, 12 euros no dia 10 (Anselmo Ralph) e 10 euros no dia 15 (Daniela Mercury), enquanto as crianças dos 7 aos 12 anos pagam todos dias quatro euros e, até aos 6 anos, desde que acompanhadas, não pagam entrada. As bilheteiras estão abertas, nos dias do Festival, a partir das 18h30, ao passo que as portas abrem às 19h30 e fecham à 01h.