Já reabriu à circulação a Rua da Misericórdia, em Faro, após um encerramento de dois meses motivado por importantes obras de melhoramento das vias de circulação rodoviária e pedonal. Com a intervenção efetuada, pretendeu-se minimizar o conflito existente entre o trânsito automóvel e a utilização pedonal duma área nobre da cidade, muito utilizada pelos munícipes e por quem nos visita, dado o interesse histórico e turístico da mesma.
Nesta intervenção foram assim redefinidas as faixas viárias, no sentido de aumentar e melhorar os passeios de ambos os lados, em particular quanto às condições de acessibilidade para todos e efetuada a remoção dos pavimentos em asfalto. Procedeu-se também à pavimentação com calçada rodoviária de paralelepípedos do troço da Rua da Misericórdia até à Rua do Albergue, incluindo o acesso à Vila Adentro através do Arco da Vila, com ganho de coerência para todo o conjunto de artérias do centro histórico – todo ele já com esta pavimentação. Foi ainda executada uma passadeira para peões, em cubos de calcário branco e preto, com rampas de acesso aos passeios, entre o Arco da Vila e o edifício da Igreja da Misericórdia. Finalmente, os trabalhos abrangeram ainda a substituição, por calçada de cubos de vidraço, das lajetas existentes no passeio fronteiro à Igreja da Misericórdia que, para além de muito danificadas, encontravam-se demasiado polidas, tornando-se um pavimento pouco seguro para a circulação pedonal.
O total do investimento foi de cerca de 70 mil euros, divididos em duas intervenções. A mais importante delas orçou em 57 mil e 458 euros e foi comparticipada em 65 por cento por fundos comunitários (PO Algarve 21). Este investimento enquadra-se na aposta assumida pelo Executivo de proceder à requalificação de todo o Centro Histórico e Baixa da cidade, o que está a permitir elevar o valor patrimonial e arquitetónico destas áreas, que constituem importante argumento para a afirmação turística do concelho e, consequentemente, para a criação de crescimento económico e desenvolvimento social.