São Brás de Alportel foi ponto de visita obrigatório nos dias 24, 25 e 26 de julho com a 24ª Feira da Serra, uma mostra do Algarve genuíno que todos os anos regressa ao coração da região. Tema desta edição, os aromas campestres abriram caminho para a comemoração das Bodas de Prata, data que se assinala no próximo ano.
Inspirada nas Ervas Aromáticas, a Feira da Serra de São Brás de Alportel recebeu cerca de 26 mil visitantes nos três dias do certame, um novo recorde que vem reforçar a afirmação do evento na região, enquanto elemento diferenciador da oferta turística do sul do país. A onda da inovação invadiu a Praça do Município com uma escultura em cortiça a reproduzir as ondas do mar numa alusão ao projeto «Surf na Serra do Caldeirão», num espaço em que marcaram também presença os mais diversos projetos turísticos do concelho. O Encontro de Sabores, que nesta edição viu nascer um novo espaço de restauração, panorâmico, recebeu todos os dias milhares de pessoas que não resistiram a provar as iguarias da Serra do Caldeirão.
O Palco Principal da Feira revelou novos artistas e grupos musicais, como Diogo Piçarra e Veredas da Memória, ao lado de conceituados músicos e grupos, como sejam a Big Band do Algarve, Rita Guerra e Quim Barreiros. Música, dança e demonstrações diversas embelezaram o Palco Sonoridades que teve a honra de assistir a algumas estreias. O novo Sítio das Ervas Aromáticas desvendou os segredos deste valioso tesouro da natureza enquanto no Palco Sabores sucederam-se deliciosas propostas gastronómicas. Pelo Picadeiro passaram mais de duas dezenas de cavalos e 50 participantes que deram a conhecer ao público deslumbrantes e ousadas performances de arte equestre. Aos mais pequenos não faltou diversão e a garantia de um serão animado, com a diversidade de brincadeiras e jogos pedagógicos do Sítio dos Curiosos que este ano contou com a presença do Zoomarine a juntar-se aos mais diversos projetos de animação infantil do concelho.
Com um total de 250 stands e mais de 1500 participantes: artesãos, produtores locais, artistas e grupos musicais, associações e entidades, promotores turísticos, empresas locais e regionais, colaboradores e voluntários, a Feira da Serra continua a ser um forte contributo para a dinamização da economia local, atraindo milhares de pessoas ao concelho com o principal objetivo de dar a conhecer o Algarve autêntico, terra de bons ares e qualidade de vida, que é uma porta aberta à serra e uma janela sobre o mar. “São Brás de Alportel beneficia de uma localização privilegiada no Algarve, respirando os bons ares da serra, a 15 minutos do mar, e reúne uma oferta diversificada e complementar ao turista que visita a região. A Feira da Serra é uma mostra muito completa do que o nosso concelho tem para oferecer a quem nos visita, da tradição do artesanato à riqueza da nossa gastronomia, e é um orgulho ver toda a comunidade envolvida na concretização deste evento, que é, acima de tudo, ponto de encontro para as famílias são-brasenses, residentes e emigrantes, numa festa que é de todos e para todos”, afirmou Vítor Guerreiro, presidente da Câmara Municipal de São Brás de Alportel.