Lagos: Memórias da Cidade foi o tema e destaque da XXVIII Feira Concurso ARTE DOCE, que decorreu no fim de semana de 24 a 26 julho, no Complexo Desportivo Municipal e que atraiu ao certame milhares de visitantes. A cerimónia de inauguração e abertura da Feira decorreu no dia 24, e abriu com as boas vindas a todas as entidades convidadas e ao público, presentes, aos expositores que integraram a feira, aos patrocinadores da iniciativa e, muito especialmente, às doceiras que continuam a preservar e a promover esta arte ancestral que tanta tradição e expressão tem no concelho de Lagos.
A Presidente da Câmara Municipal de Lagos, Maria Joaquina Matos, recordou a relevância deste certame, tanto como um evento âncora da programação de verão do concelho, como também de promoção da doçaria tradicional. A autarca aproveitou a ocasião para deixar o compromisso de que “o executivo tudo fará para que Lagos disponha de um local que promova em condições mais dignas este tipo de atividades e iniciativas económicas e culturais”. Logo de seguida, a Diretora Regional da Cultural do Algarve, Alexandra Gonçalves, destacou o facto de Lagos associar, uma vez mais, os valores tradicionais a valores artísticos. “Esta é uma parceria muito feliz que ajuda, e muito, na promoção da nossa doçaria tradicional”.
A participação na feira voltou, nesta edição, a registar níveis expressivos, verificando-se a presença de dezenas de bancas ocupadas com doçaria, artesanato, algumas com licores, tasquinhas e, à semelhança de anos anteriores, várias bancas de entidades locais (IPSS e associações), perfazendo um total de 70 participações. A adesão do público também superou as expectativas, tendo estado no certame, durante os três dias, muitos milhares de visitantes e apreciadores do doce. Também os concertos de José Cid, os Pulso e os The Black Mamba fecharam com chave de ouro cada um dos três dias.
No dia 26, após a cerimónia de entrega de prémios aos vencedores do Concurso ARTE DOCE, foram também conhecidos os trabalhos vencedores do Concurso de Poesia «Avós e Netos», que a autarquia tinha lançado recentemente. Dos 30 poemas concorrentes foram distinguidos três (em cada categoria) e duas menções honrosas. Na abertura e no encerramento da Feira foi igualmente deixado um agradecimento público especial a todas as entidades patrocinadoras que ajudaram a tornar possível este evento, designadamente as Juntas de Freguesia do concelho, a empresa municipal LAGOS-EM-FORMA, o Turismo do Algarve, o Instituto de Emprego e Formação Profissional, os restaurantes patrocinadores dos prémios (D. Sebastião, O Cangalho, o Alcaide e Os Arcos) e a todos os participantes.