O ciclo de cinema «Sob as estrelas em Cacela Velha» vai já na sua 6ª edição e prepara-se para exibir, no dia 1 de setembro, às 22h, no Antigo Cemitério de Cacela Velha, o documentário «Volta à Terra», do jovem realizador João Pedro Plácido, vencedor do melhor Filme Português no DocLisboa 2014. «Volta à Terra» conta-nos a história de uma comunidade em extinção, da vida de camponeses que praticam uma agricultura de subsistência, numa aldeia no norte interior de Portugal, que se viu, entretanto, esvaziada pela imigração. Entre a evocação do passado e um futuro incerto, seguimos, ao longo desta obra, os 49 habitantes da Uz pelas quatro estações do ano. Entre os habitantes encontra-se António, antigo emigrante que realizou o sonho de regressar ao país e que agora prepara a festa da aldeia para o Verão, bem como Daniel, um jovem pastor que sonha com o amor ao anoitecer.
A primeira das duas sessões que integram este ciclo «Sob as Estrelas em Cacela» decorreu no dia 25 de agosto, de forma auspiciosa, com direito a lotação esgotada. O Antigo Cemitério de Cacela Velha ganhou vida, por uma noite, com mais de uma centena e meia de espectadores que ali se deslocaram para assistir ao magnífico documentário do realizador alemão Wim Wenders, sobre a vida e obra de um dos mais consagrados fotojornalistas da atualidade, o brasileiro Sebastião Salgado.
O ciclo de cinema «Sob as estrelas em Cacela Velha», é um evento cultural dedicado ao cinema de excelência, projetado ao ar livre, durante os meses de verão, numa organização da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António, através do Centro de Investigação e Informação do Património de Cacela, e que conta com a colaboração do Cineclube de Faro na programação e apoio técnico.