A nova temporada do Teatro das Figuras apresenta no dia 3 de setembro, e pela primeira vez em Faro, a Orquestra XXI, um projeto que reúne perto de uma centena de jovens músicos portugueses residentes no estrangeiro. Com o clarinetista Horácio Ferreira, Jovem Músico do Ano de 2014, a Orquestra XXI traz em estreia nacional a orquestração de L. Berio da primeira sonata para clarinete e piano de J. Brahms, concluindo o programa com uma obra de referência do repertório sinfónico - a 5ª Sinfonia de Tchaikovsky.
Nos dias 4 e 5 de setembro, o Teatro das Figuras sai fora de portas e, em coprodução com o Município de Faro e a Sons em Trânsito, apresenta a segunda edição do Festival F. A música portuguesa vai invadir a Vila Adentro com alguns dos maiores nomes da música portuguesa atual, a que se juntam propostas de artistas emergentes, artes plásticas, street food, artesanato, cinema e animação de rua. Pelos seis palcos do Festival F, que neste ano alarga o recinto e passa a incluir o Palco Muralhas, passarão António Zambujo, Deolinda, David Fonseca e Carlão, mas também Linda Martini, Márcia, We Trust e Sara Paço, entre muitos outros.
De volta ao palco do Teatro das Figuras, a pianista Joana Vieira e a soprano Beatriz Miranda propõem uma viagem pelo mundo canção francesa e alemã entre os séculos XIX e início do século XX, a ter lugar no dia 10 de setembro, quinta-feira às 18h30. Pelo quarto ano, o Festival Dance, Dance, Dance, traz ao Teatro das Figuras novos valores da dança contemporânea nacional, com uma programação que conta com um workshop e quatro espetáculos dos criadores emergentes.
Filipa Rodriguez orientará o workshop Vem Dançar os Animais da Ria destinado a crianças entre os 6 e os 12 anos e apresentará o espetáculo Formosa é a Ria, inspirado na fauna e flora da Ria Formosa. O workshop terá lugar na sexta-feira, dia 11 das 10h às 13h00 e o espetáculo no dia seguinte, em duas sessões às 11h e 16h.
No dia 17 de setembro, a companhia de dança inclusiva CiM apresenta Contraluz um espetáculo que reúne em palco bailarinos profissionais e intérpretes com paralisia cerebral. Contraluz é o resultado do projeto Contrastes – ciclo de formação em dança inclusiva, promovido pela FAPPC – Federação das Associações Portuguesas de Paralisia Cerebral. No sábado dia 19, a companhia de dança espanhola La Phármaco apresenta «La Voz de Nunca», um espetáculo cuja dramaturgia parte de «À Espera de Godot», de Samuel Beckett.
No dia 24 de setembro, Carolina e Margarida Cantinho estreiam no Teatro das Figuras a sua mais recente criação – Ponto Zero. A programação do Festival Dance, Dance, Dance encerra no sábado dia 26 com The Very Delicious Piece, uma criação de Cristina Planas Leitão e Jasmina Krizaj, para quem a peça é “primeiro que tudo uma busca pela essencialidade, intensidade e insistência. É um encontro entre entretenimento, uma experiência pessoal a dois e como o nosso corpo vibrante atinge uma plateia inerte”. The Very Delicious Piece é uma coprodução de DeVIR-Capa, Platforma Festival – Plesna Izba Maribor e de HELLERAU European Center for the Arts Dresden no âmbito do projeto MODUL DANCE, financiado por Maribor 2012 – Capital Europeia da Cultura.