Nos próximos dias 3 e 6 de setembro, quinta-feira e domingo, a cidade de Albufeira mergulha num programa religioso que presta homenagem a Beato Vicente, numa iniciativa da Paróquia de Albufeira com a colaboração da autarquia local.
No dia 3, pelas 18h, a Igreja Matriz acolhe uma Missa Solene em honra do Patrono de Albufeira e, às 19h, a Igreja de Santa Ana é palco da apresentação da mais recente edição do livro «Cartas do Japão», escritas por Beato Vicente, e que contém as memórias do missionário em terras orientais. Esta nova edição foi atualizada com a descrição dos factos ocorridos em Albufeira nos últimos 50 anos relacionados com o mártir. À noite, a Igreja Matriz abre portas a um serão musical que conta com a participação do reconhecido músico Rão Kyao, que irá interpretar temas do seu último trabalho intitulado «Sopro de Vida – Maria», que inclui conhecidas criações musicais do cónego José Pedro Martins, sacerdote e vigário episcopal para a Pastoral da Diocese do Algarve e compositor de música litúrgica.
No domingo, 6 de setembro, pelas 19h, haverá uma Missa Festiva no Centro Pastoral Beato Vicente. Os jovens e as crianças da catequese paroquial fazem a evocação histórica da vida e ação missionária do seu Patrono espiritual. Às 20h, tem início a tradicional procissão pelas ruas da cidade até à Praceta da Rua Beato Vicente, que junta dezenas de populares. Pelas 21h30, o Centro Pastoral acolhe um momento cultural com a atuação do Coro de Quarteira e a apresentação da nova edição do livro «Cartas do Japão». Os festejos encerram com o Hino do Beato Vicente cantado pelo coro e assembleia.