Diversos painéis com o Historial do Mercado Municipal de Silves serão inaugurados no próximo dia 5 de setembro, pelas 10h. Uma pequena resenha da história sobre o edifício do Mercado, desde a aquisição de vários prédios até à conclusão do edifício, é um dos conteúdos de destaque destes suportes, que também apresentarão uma cronologia sobre a evolução do espaço.
Procurar-se-á dar nota aos visitantes da importância do local para a cidade e da forma como o mesmo surgiu, já que é na década de 1940 que a Câmara Municipal adquire vários prédios, junto ao Largo António Enes e Ruas José Estevão e Francisco Gomes Pablos, para a construção do Mercado Municipal, bem como para a abertura de novos arruamentos. O Arquiteto Jorge Ribeiro de Oliveira foi o responsável pelo projeto que hoje conhecemos já edificado, as obras iniciaram-se em 1951 e em 1957 ficaram concluídas a 1ª e 2ª fases do projeto, entrando o mercado em funcionamento em junho desse mesmo ano. Todavia, o edifício apenas ficou concluído em 1976, adquirindo o aspeto que hoje ostenta.
Estes painéis conterão texto elaborado por Vera Gonçalves, técnica superior da autarquia, afeta ao Arquivo Municipal e o design dos mesmos é do gabinete de Informação e Relações Públicas da autarquia, que deste modo colaborou com a Junta de Freguesia de Silves na realização deste projeto, que tem como principal objetivo valorizar e dar a conhecer a história deste espaço emblemático da cidade. A exposição do Arquivo «Documento do Mês» de setembro terá como tema precisamente o «Mercado Municipal de Silves», podendo os visitantes tomar contacto com a história integral do edifício do Mercado, bem como com todos os pormenores e desenvolvimentos que não serão descritos nos painéis.