A Praia dos Pescadores, em Armação de Pêra, viveu um fim‐de‐semana pleno de emoções com a grande festa do Futevólei na Final do Campeonato Nacional 2015. Foram 12 as equipas a marcarem presença, os 24 melhores atletas nacionais, todos com a mesma ambição chegar o mais longe possível na competição, ao tão desejado título nacional.
No primeiro dia de prova, sábado, 29 de Agosto, a competição arrancou ao início da tarde com a Fase de Grupos, com as equipas distribuídas em quatro grupos distintos, num total de 12 jogos para apurar os primeiros oito finalistas para a fase seguinte, a Fase Eliminatória. Relativamente às duplas que garantiram o passaporte para a Fase Eliminatória e consequentemente para os quartos-de-final, sem grandes surpresas quase todos os favoritos e melhor pontuados no ranking nacional fizeram prevalecer o seu estatuto. Bruno Xavier / Xande, Miguel Pita / Calita, Bonga / Gamboa, Filipe Santos / Pedro Sales, Nelson Pereira / Miguel Pinheiro, Tiago Sá / Beto, Luís Brites / Nelson Brites e Luis Pinto / Hernâni Baptista chegaram à 2ª fase da prova sem grandes sobressaltos, onde estavam em jogo os quatro derradeiros lugares para as Meias‐Finais.
Com os quartos-de-final a terem início já depois das 18h, foram quatro jogos bastante interessantes e decisivos, em que todos os pormenores são extremamente importantes. Face aos resultados obtidos, Miguel Pita/Calita (Imortal DC), Bonga/Jorge Gamboa (CD Póvoa), Nelson Pereira/Miguel Pinheiro (CD Póvoa), Luís Brites/Nelson Brites (AC Espinheirense) garantiram desde logo um lugar na discussão final do título nacional de 2015 e ao apetecível prize‐money em jogo no valor total de 1.250 euros em prémios monetários.
Para o segundo e decisivo dia de prova, domingo, 30 de Agosto, ficaram reservadas para o início da tarde as meias‐finais, com quatro magníficas equipas à procura de um lugar na final. No primeiro jogo da tarde, a dupla poveira Bonga/Jorge Gamboa superiorizou‐se à dupla de Albufeira Miguel Pita/Calita, com os parciais 19x17 e 18x10. No segundo jogo, foi a vez de Nelson Pereira/Miguel Pinheiro baterem os também albufeirenses, Luís Brites/Nelson Brites com os parciais de 18x8 e 18x7. Já com a grande final em plano de fundo, havia que encontrar quem iria subir ao último lugar do pódio e, num jogo bastante disputado, a dupla Miguel Pita/Calita foi mais feliz e venceu os seus conhecidos Luís Brites/Nelson Brites, com o marcador a fechar em 19x17.
Chegado o grande momento, ficavam no ar várias questões, nomeadamente sobre a capacidade de Nelson Pereira/Miguel Pinheiro renovarem o título nacional conquistado em 2014, ou a oportunidade de Bonga/Jorge Gamboa inscreverem-se pela primeira vez no patamar mais alto da história do futevólei nacional. Num jogo verdadeiramente emocionante, com lances e jogadas espetaculares de parte a parte que levaram ao rubro todos os presentes, foram necessários apenas dois sets para encontrar os grandes vencedores da edição de 2015 da principal prova nacional da modalidade.
Sempre melhores, Nelson Pereira/Miguel Pinheiro fecharam o 1.º set com o marcador a assinalar claros 21x7. Sem margem para novo deslize, Bonga/Jorge Gamboa tentam encontrar um melhor equilíbrio nas suas ações, contudo, foram ineficazes para anular Nelson Pereira/Miguel Pinheiro, plenos de confiança e em grande nível, e acabaram por garantir a vitória no 2.º set por 21x14.