Vai ter lugar, no dia 12 de setembro, o 1.º Trail do Lince, organizado pela «Fire!», com a chancela institucional do Secretário de Estado do Ordenamento do Território e da Conservação das Natureza e do Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), a chancela ambiental da WWF e da Liga para a Proteção da Natureza (LPN), a chancela desportiva da Associação Algarve Trail Running (coorganizadora); e o apoio da Associação Iberlinx, das Águas do Algarve, da Almargem e do Município de Silves. Esta iniciativa, que contará com a presença de Rosa Palma, Presidente da Câmara Municipal de Silves e de Miguel de Castro Neto, Secretário de Estado do Ordenamento do Território e da Conservação da Natureza, iniciar-se-á nas Piscinas Municipais de Silves, com a partida dos atletas para os dois percursos previstos: um com 42 km e o outro de 10 km, sendo que este último pode ser realizado a correr ou a caminhar.
Paralelamente à prova haverá ainda uma mostra de produtos locais em frente às Piscinas Municipais de Silves, que funcionará entre as 10h e as 19h do dia 12. Momentos desportivos e de animação, nomeadamente uma aula de zumba, estão igualmente previstos para este espaço, no tempo em que decorrerá a prova. Para quem acompanha os atletas, mas não participará no Trail, haverá um Peddy Paper, que terminará no Castelo, de modo a que todos possam visitar a exposição «No caminho do Lince Ibérico» que ali se encontra patente. No final do dia, a partir das 19h, o Castelo acolherá o Leilão dos linces da Parada do Lince Ibérico e um espetáculo que estará a cargo de um dos embaixadores do evento.
Para além da vertente competitiva, esta prova tem um cariz lúdico e familiar, bem como de promoção turística e de incentivo à prática desportiva, para já não falar, naturalmente, na consciencialização dos problemas associados à conservação do Lince Ibérico. Por essa razão, dois euros do valor da inscrição reverterão a favor da WWF e do Fundo de Conservação da Natureza e Biodiversidade, destinando-se a investimentos no Centro Nacional de Reprodução do Lince Ibérico, em Silves, particularmente e para o projeto Green Heart of Cork – No Coração do Montado, sobre a conservação do habitat natural do lince ibérico. Estes projetos são do ICNF e da WWF, respetivamente.