A 13ª edição do Festival do Berbigão decorre no fim de semana de 12 e 13 de setembro, no Polidesportivo da Figueira, e promete levar milhares de pessoas a esta localidade da freguesia da Mexilhoeira Grande em Portimão. Este evento gastronómico aposta em pratos como massa de berbigão, arroz de berbigão, papas de berbigão, rissóis de berbigão ou berbigão ao natural, todos confecionados no local. A doçaria e a pastelaria local estão igualmente ao dispor, bem como outros comes e bebes, tudo a preços muito apelativos.
O recinto do festival tem capacidade para cerca de 400 lugares sentados e irão ser preparadas cerca de duas toneladas de berbigão para fazer as delícias a mais de quatro mil pessoas que procuram um dos pratos mais genuínos e saborosos da gastronomia regional. Este bivalve saboroso tradicionalmente confecionado de uma forma simples surge neste certame sob as mais diversas formas, sempre tendo como base um pouco de azeite, um ramo de salsa ou coentros e um dente de alho.
A música local garantirá o entretenimento para que toda a gente possa dançar, e no primeiro dia inclui as atuações do Duo Musical Ritmo Jovem e do espetáculo Tiago Neto e Paulo Fragoso, enquanto, no dia seguinte, após a atuação de João Paulo Cavaco, a música tradicional ficará a cargo do Grupo de Cantares Brasa Doirada com uma atuação de Cante Alentejano que promete encantar o público.
A Figueira organiza há 13 anos consecutivos o Festival do Berbigão, em honra ao lugar especial que este molusco tem no seu coração, pois a apanha do berbigão na Ria de Alvor data bem para lá da antiguidade, tendo este negócio sustentado muitas famílias locais em tempos idos. O certame vai decorrer entre as 19h e a 01h e a entrada continua a custar três euros, com direito a um pires de berbigão, numa organização da Sociedade Recreativa Figueirense, com os apoios da Câmara Municipal de Portimão, Junta de Freguesia da Mexilhoeira Grande.