Foi inaugurada, no dia 8 de setembro, a exposição de fotografias «O Algarve de Artur Pastor», incluída na 2ª edição dos Enfola – Encontros de Fotografia de Lagoa, mostra que estará patente até 31 de março de 2016. Na ocasião, o edil Francisco Martins, mostrou a satisfação por ter conseguido trazer esta exposição para Lagoa, agradecendo desde logo à família do fotógrafo, na pessoa da viúva, Rosalina Pastor, o seu importante contributo para que isso fosse possível.
Após a exibição de um vídeo com fotos de crianças, que trouxe à memória recordações da vivência dos seus tempos de infância, Francisco Martins lembrou a forma como Artur Pastor transportou para as suas fotografias a verdadeira identidade do Algarve e do seu património, pelo que a Câmara Municipal de Lagoa não podia deixar de se ter empenhado na divulgação da sua obra, pela primeira vez no Algarve. Referiu a importância do Enfola 2015 – Encontros de Fotografia de Lagoa que, ano a ano, se vai impondo no programa de divulgação do Concelho de Lagoa, deixando o desafio aos colaboradores na organização para que no próximo ano sejam ainda mais exigentes.
Já a viúva de Artur Pastor realçou o facto de, sendo alentejano de Portalegre, Artur Pastor rapidamente se apaixonou pelas terras do sul, após o período de serviço militar passado em Tavira. Agradeceu ainda a Nuno Loureiro, da Universidade do Algarve, diretor dos Enfola, impulsionador deste projeto e a todos os seus colaboradores. Por sua vez, Nuno Loureiro disse ser esta exposição – que foi pensada e programada com um ano de antecedência – o ponto mais alto dos Encontros de Fotografia de Lagoa, em paralelo com o concurso internacional de fotografia «Terra Algarvia – no Rumo da Identidade», ganho por Vítor Pina, com menções honrosas para João Miguel Sousa Ventura e Jovelino Matos Almeida, a exposição de postais ilustrados patente no Arquivo Municipal de Lagoa, a exposição de fotografia na Única - Adega Cooperativa do Algarve (Lagoa) ambas sob o tema «Mercados no Algarve – ao Longo dos Tempos» e ainda o Algarve Photographs Fair 2015 que esteve patente no Real Compromisso Marítimo de Ferragudo.
A exposição tem um núcleo principal constituído por 61 fotografias das décadas de 1940 a 1960, provenientes do Arquivo Municipal de Lisboa/Núcleo Fotográfico, detentor do espólio do fotógrafo desde 2001 e é enriquecido pela apresentação de exemplares de obras como «Algarve, Portugal», da autoria de Artur Pastor e publicado em 1965, e «Mulheres do meu País», de Maria Lamas, que integra fotografias de Artur Pastor. Pode também ser visto um exemplar do catálogo da exposição de 1946, «Motivos do Sul», que se realizou no Círculo Cultural do Algarve, em Faro.