Haruki Murakami é o Autor do Mês na Biblioteca Municipal José Mariano Gago e, até final de outubro, a obra do escritor japonês estará em destaque naquele espaço de cultura olhanense. Os livros do autor são sucessos de venda, tendo a sua obra sido traduzida para mais de 50 idiomas.
Haruki Murakami nasceu em Quioto pouco após a Segunda Guerra Mundial, filho de um padre budista, mas passou a maior parte de sua juventude em Shukugawa, Ashiya e Kobe. Frequentou a Universidade de Waseda, em Tóquio, dedicando-se sobretudo aos estudos teatrais. Antes de terminar o curso, abriu um bar de jazz chamado Peter Cat, à frente do qual se manteve entre 1974 e 1982. Em 1986, partiu para a Europa e depois para os EUA, onde acabaria por se fixar.
Escreveu o seu primeiro romance - Hear the Wind Swing - em 1979, livro ainda não traduzido para português, mas seria em 1987, com Norwegian Wood, que o seu nome se tornaria famoso no Japão. É autor de obras como «Sputnik Meu Amor», «Kafka à Beira Mar», «Em Busca do Carneiro Selvagem» e «Dança, Dança, Dança», entre outros, todos eles best sellers. Nos últimos anos, tem sido apontado como um dos prováveis vencedores do Nobel da Literatura. «A Peregrinação do Rapaz sem Cor» é o seu último romance.