No Dia Internacional da Pessoa Idosa, que se assinala a 1 de outubro, será inaugurada, pelas 10h30, na Casa Manuel Teixeira Gomes, a exposição «Mãos de Natal», uma mostra coletiva de trabalhos desenvolvidos pelos utentes das instituições de acolhimento sénior de Portimão que apresentam ao público uma série de peças de artes decorativas alusivas a esta quadra.
A partir das mãos de cerca de 180 utentes de instituições sénior do Município, foram múltiplos os materiais que, ao longo do ano, se transformaram e deram origem a presépios, anjinhos, pais natais, coroas, arranjos da época e muitos outras peças alusivas ao Natal e também aqui é apresentada uma árvore de natal de grande dimensão, não só como símbolo por excelência do Natal, mas também, neste caso, como expressão máxima do espírito e criatividade coletiva que uniu as instituições em torno deste projeto. A inauguração da exposição contará com a presença de todas as instituições de acolhimento sénior que participaram na mesma: Centro Comunitário de Alvor; Centro de Apoio a Idosos de Portimão; Centro Convívio Sénior de Portimão; Centro Paroquial da Mexilhoeira Grande e Santa Casa da Misericórdia de Portimão.
A animação estará a cargo da Tuna dos Avós, do Centro Convívio da Aldeia da Sobreiras, que também participa nesta mostra que conta com o apoio da Câmara Municipal de Portimão. Os utentes dos Centros Comunitários da Coca Maravilhas e da Cruz da Parteira irão também juntar-se a este momento de convívio, deslocando-se até à Casa Manuel Teixeira Gomes numa caminhada «idosos em movimento». Os trabalhos poderão ser apreciados até dia 23 de outubro.
Ainda no âmbito do Dia Internacional da Pessoa Idosa, pelas 15h, no Centro de Convívio Sénior de Portimão, a tarde será de festa para os utentes desta estrutura criada pela autarquia há alguns anos e local privilegiado para fomentar as relações interpessoais dos idosos com outros grupos etários e promover atividades de educação/formação, lazer, cultura, recreio e educação para a saúde. Recorde-se que o município dispõe ainda do Centro de Convívio da Aldeia das Sobreiras, dirigido à comunidade sénior e a indivíduos em situação de vulnerabilidade económica, social, psicomotora e sensorial, onde é potenciada a efetivação de um acompanhamento bio-psico-social, através do desenvolvimento de atividades socio-recreativas e culturais.
A tarde na Associação de Reformados do Pontal e Não Só terá como mote «Vamos falar de Emoções», com a colaboração da psicóloga estagiária Patrícia Boitas, que irá trabalhar as emoções e o lado positivo necessário para que a população sénior possa enfrentar os desafios da idade.