O Município de Portimão associa-se às comemorações do Dia Mundial do Turismo, que se assinala a 27 de setembro sob o tema «Mil milhões de turistas, mil milhões de oportunidades», convidando à descoberta da sua história, arte, gastronomia e tradição e para o lançamento de um novo livro sobre cruzeiros. No ano em que a Praia de Rocha esteve praticamente lotada no verão, com especial destaque no mês de agosto, e no ano em que se assinala o 1.º Centenário do Congresso Regional Algarvio, singular ação dos republicanos algarvios que pretendiam partilhar as suas propostas para o progresso da região, no dia 27 de setembro será divulgada digitalmente uma das vinte e quatro teses apresentadas neste Congresso.
O início desta partilha é feito precisamente com a comunicação de Thomaz Cabreira intitulada «Zonas de Turismo», que em 1915 previa para Portimão e para a região o aproveitamento de um conjunto de potencialidades em prol da indústria turística. Nos dias 25, 26 e 27 de setembro, as portas do Museu de Portimão e do Centro de Interpretação de Alcalar terão entrada gratuita a todos os visitantes, que assim poderão conhecer o rico património do município e das suas gentes. O Museu de Portimão poderá ser visitado entre as 10h e as 18h, e o Centro de Interpretação de Alcalar abre portas das 10h às 13h e entre as 14h e as 16h30.
No dia 26 de setembro, a partir das 14h, junto ao adro da Igreja Matriz da Mexilhoeira Grande decorre o programa «Mexilhoeira Grande - A nossa cultura sai à rua!», integrado nas Jornadas Europeias do Património 2015. Da programação faz parte uma visita orientada, percorrer as ruas da freguesia e descobrir a sua história, e a atuação dos acordeonistas Lígia e Belinha, Dinis Correia e Filipe Miguel (16h30) e do Rancho Folclórico da Figueira (18h), assim como uma recriação da descasca do milho com testemunhos populares e os tradicionais biscoitos fritos e aguardente a acompanhar, ao som do Grupo Coral Adágio e das concertinas de populares mexilhoeirenses, a partir das 20h30.
No âmbito do Dia Mundial do Turismo e das Comemorações do 1.º Centenário do Congresso Regional Algarvio, a 29 de setembro tem lugar, a partir das 10h, no Porto de Portimão, a bordo do navio de cruzeiros «Ocean Princess», da companhia de cruzeiros Princess Cruises, em que 2015 assinala o seu cinquentenário, a apresentação e lançamento do livro «Cruzeiros Turísticos – Uma perspetiva sistémica e multidisciplinar». A obra compila um conjunto de artigos científicos sobre o sector dos cruzeiros, marcando presença no lançamento uma das autoras do livro, Éricka Amorim.
A ATP – Associação de Turismo de Portimão dá também as boas vindas aos turistas e visitantes com um programa diversificado no dia 28 de setembro. Neste dia, todos os turistas que passem pelo Posto de Turismo, que funcionará das 9h30 às 13h e das 14h às 17h30, serão ofertados com o Guia de Portimão, um guia turístico com 185 páginas de informação útil, histórica, cultural e de lazer, indispensável para uma escapadinha a dois, em família, ou na companhia de um grupo de amigos, de visita a Portimão, o Mapa de Bolso do concelho que inclui informações aos turistas sobre a oferta local e descontos em diversos estabelecimentos e ainda vales de degustação de petiscos e/ou sobremesas nos estabelecimentos associados da ATP, «Taberna de Portimão» e «Maria do Mar». Neste dia a ATP promove ainda três passeios pedonais – Free Walking Tours – às 11h, às 15h e às 17h, para os interessados em explorar e contactar com a história, cultura e lazer no centro de Portimão. O ponto de partida/chegada ocorrerá no Posto de Turismo de Portimão.