Um seminário intitulado «Dia Nacional da Água – Corredores ecológicos: pessoas e ecossistemas» terá lugar no próximo dia 1 de outubro, na Biblioteca Municipal de Silves, entre as 09h e as 18h e juntará responsáveis políticos e especialistas de diversos organismos, na discussão de formas de preservar os recursos naturais da região. Esta iniciativa é uma organização da Agência Portuguesa do Ambiente IP – ARH do Algarve (APA-ARH) em parceria com a Câmara Municipal de Silves e o Centro de Formação de Professores de Albufeira e Silves, que conta ainda com o apoio do Instituto para a Conservação da Natureza e Florestas (ICNF) e das Águas do Algarve.
A iniciativa, dinamizada pelos Sectores de Educação e Ambiente da autarquia de Silves, insere-se no Projeto Educativo Local, que procura promover ações de defesa das condições existenciais que garantem a dignidade humana e o bem comum. Integra o pilar «Ambiente» (água, recursos hídricos, resíduos e florestas), revelando preocupações amplas da autarquia, no sentido de se preservar os recursos naturais e de se estimular uma consciencialização dos munícipes para as questões da educação ambiental. E, em particular, de motivar e fornecer estratégias aos estabelecimentos de ensino, no sentido de participarem ativamente neste esforço.
A sessão de abertura do evento, prevista para as 09h30, contará com a presença de Rosa Palma (Presidente da Câmara Municipal de Silves), bem como de Valentina Coelho Calixto (Diretora do Departamento de Conservação da Natureza e Florestas do Algarve do ICNF) e de Sebastião Braz Teixeira (Diretor da Administração Regional Hidrográfica do Algarve APA-ARH). O primeiro painel de temas terá como tema central os «Corredores Ecológicos – principais desafios na conetividade dos ecossistemas», sendo moderado por Paula Noronha, da APA-ARH. Terá como oradores Henrique Cabeleira (Comissão de Coordenação de Desenvolvimento Regional do Algarve), que abordará o tema «Corredores Ecológicos do Algarve no contexto da ERVAA» e um representante do ICNF, que dará conta de algumas boas práticas no que concerne à «Conetividade dos ecossistemas».
Ainda durante a manhã falará Marta Duarte, das Águas do Algarve S.A., que abordará na sua comunicação os «Ecossistemas ribeirinhos, património ictiofaunístico e o ciclo urbano da água». Pedro Teiga (Engenho e Rio) encerrará os trabalhos antes do almoço, analisando a «Reabilitação de rios urbanos para corredores ecológicos de ictiofauna». Os trabalhos recomeçam às 14h30, centralizando-se o debate na «Gestão Participada dos Corredores Ecológicos», estando a moderação do segundo painel a cargo de Pedro Coelho (Câmara Municipal de Silves). Os «Desafios na Conservação e Valorização da Rede Hidrográfica» são o tema proposto pelo primeiro orador, Paulo Cruz (APA-ARH). Seguir-se-á um representante das Águas e Parque Biológico de Gaia, EEM, que falará sobre a «Requalificação das ribeiras de Gaia». Antes da pausa da tarde haverá ainda tempo para escutar Marisa Viriato (Águas do Algarve S.A.), que dará conta do que foi feito relativamente à «Requalificação de Galerias Ribeirinhas – Projeto da Ribeira de Odelouca».
Os últimos oradores deste Seminário serão Manuela Oliveira (Coordenadora nacional – Associação Portuguesa de Educação Ambiental), que explanará o «Projeto Rios – Une pessoas e rios» e Paula Vaz (APA-ARH), que apresentará o projeto «Voluntariado Ambiental para a Água em Silves». Os trabalhos encerrarão às 17h, com um debate, estando prevista a presença de Mário José Godinho (Vice-Presidente da Câmara Municipal de Silves), Paulo Cruz (Chefe de Divisão da APA-ARH), um representante do ICNF e outro das Águas do Algarve S.A..