No âmbito da estreia absoluta da obra «Essay XVIII» para acordeão solo por Gonçalo Pescada, Christopher Bochmann dará uma conferência este sábado, 31 de outubro, pelas 18h30, no Cine-Teatro Louletano. Na sua palestra, o ilustre professor e compositor incidirá sobre o processo de criação, escrita, análise e conceção desta sua nova obra. Esta palestra destina-se a músicos, compositores, professores e alunos de música e também à comunidade em geral, sendo uma excelente oportunidade para conhecer de perto e ouvir o compositor, num ambiente mais próximo e descontraído, servindo também de preparação para o concerto, pelo acordeonista Gonçalo Pescada, que terá lugar no mesmo dia, pelas 21h30, também no Cine-Teatro.
Christopher Bochmann nasceu em 1950. Com nove anos ingressou no coro da Capela de S. Jorge, Castelo de Windsor. Aos 16 anos, foi estudar para Paris com Nadia Boulanger antes de ingressar na Universidade de Oxford (New College), onde estudou com David Lumsden, Kenneth Leighton e Robert Sherlaw Johnson. Ainda completou os seus estudos com aulas particulares com Richard Rodney Bennett.
Tem os graus de B.A.(Hons.), B.Mus, M.A. e D.Mus, todos da Universidade de Oxford; ganhou vários prémios de composição, tais como o «Prémio Lili Boulanger» (duas vezes) e o «Clements Memorial Prize». Lecionou em Inglaterra e no Brasil, onde esteve ligado dois anos à Escola de Música de Brasília. Desde 1980, vive e trabalha em Portugal. Foi professor do Instituto Gregoriano de Lisboa e do Conservatório Nacional. De 1985 a 2006, foi professor da Escola Superior de Música de Lisboa, da qual foi Diretor durante seis anos e onde, por quase 20 anos, coordenou o Curso de Composição. Em 2004, foi-lhe atribuído a Medalha de Mérito Cultural do Ministério da Cultura de Portugal e, em 2005, foi agraciado com a «Order of the British Empire» pela Rainha Isabel II (Reino Unido). Atualmente, é Diretor da Escola de Artes da Universidade de Évora.