O Dia do Município de Lagos teve o seu momento mais alto a 27 de outubro, feriado municipal, com a realização de diversas cerimónias protocolares e outras iniciativas de cariz cultural e desportivo. Na Sessão Solene, foram agraciadas algumas individualidades de Lagos dando corpo ao espírito das comemorações deste ano - “homenagear pessoas e exemplos de vida”.
O Dia do Município, dedicado ao seu Santo Padroeiro - São Gonçalo de Lagos, teve início com a tradicional Cerimónia do Hastear das Bandeiras, que decorreu na Praça Gil Eanes, na presença de várias coletividades culturais, recreativas e desportivas do concelho e munícipes que se quiseram associar a estas comemorações, seguida da apresentação de cumprimentos por parte do executivo municipal. De seguida, foi a vez do Centro Cultural de Lagos receber um dos momentos mais marcantes das comemorações (que se iniciaram no passado dia 11 e decorrem até ao final do mês), a Sessão Solene.
Esta Sessão integrou um primeiro momento destinado à atribuição de Medalhas de Mérito Municipal e de Dedicação Pública a cinco Cidadãos e duas Entidades de Lagos, a quem se pretendeu prestar homenagem e distinguir nesta data simbólica da identidade coletiva local. Depois de todos devidamente apresentados através da leitura das suas biografias, foram agraciados com a Medalha de Mérito Municipal – Grau Prata: André Sobreiro (atleta lacobrigense de Paraciclismo / Handcycle); Pastelaria «Gombá»; Casa de Doces Regionais «Amélia Taquelim Gonçalves»; João José Geraldo de Albuquerque Veloso (Professor e Investigador) e Manuel António Rosa Calvinho (Pescador e Empresário). Com a Medalha Municipal de Dedicação Pública – também Grau Prata foram agraciados: José Manuel do Carmo Campos (Professor e Fundador da NECI) e Maria Eduarda de Carvalho Oliveira Santos (Professora e Fundadora da NECI).
Todos os agraciados agradeceram a homenagem, entendendo-a como um momento muito especial e de grande orgulho pelo valioso reconhecimento de tudo a que se têm dedicado. Os discursos mais comovidos da manhã foram os do Prof. José Campos e da Profª. Eduarda Santos (ambos ligados à NECI) e sobejamente conhecidos pela comunidade. Para ambos, a criação da NECI - Núcleo Especializado para o Cidadão Incluso protagonizou um dos maiores desafios das suas vidas, ainda que o maior sonho, também partilhado por ambos, tenha sido a concretização do Lar Residencial da instituição, em 2014.
Concluído este primeiro momento da Sessão Solene, tiveram lugar as alocuções oficiais do Dia do Município. Começou por tomar a palavra o Presidente da Assembleia Municipal de Lagos, Paulo Morgado, que relembrou e reforçou o facto do Dia do Município celebrar-se sob a égide de São Gonçalo de Lagos, individualidade que se quer perpetuar como exemplo de conduta. “Também hoje destacamos nesta sessão algumas pessoas da nossa terra que consideramos exemplos de cidadania. Manter uma disponibilidade para o outro é difícil mas, na verdade, a solidariedade é a cola que mantém unidas as sociedades e quanto melhores formos individualmente, melhores seremos em conjunto. E é exatamente por essa razão que hoje aqui estamos a homenagear estes cidadãos”.
Uma ideia partilhada pela Presidente da Câmara Municipal de Lagos, Maria Joaquina Matos. “As pessoas que aqui hoje homenageamos são cidadãos comuns que sempre sonharam, acreditaram e construíram, e é esta a mensagem que a todos queremos transmitir. Que vale a pena. Apesar das nuvens de incertezas que todos os dias passam por nós, existem valores que devem permanecer sempre e para sempre. É urgente e necessário que se perceba que a maior riqueza das sociedades são as pessoas, e especialmente as pessoas que ousam sonhar e construir. E é o que aqui fazemos hoje, recordar, distinguir e homenagear de forma justíssima, o que é fundamental nas nossas sociedades, as pessoas, a maior riqueza que qualquer município tem”.
A Sessão Solene, encerrada com um momento musical da responsabilidade da Associação Cultural e Recreativa «Àmodantiga», foi seguida da Missa em Honra de São Gonçalo. Neste mesmo dia, e em dias anteriores, decorreram várias atividades que passaram pelo desporto, pela música, inauguração de exposições e até alguns debates e palestras. O programa termina a 31 de outubro, com um Encontro de Música Popular Portuguesa, a decorrer a partir das 21h30, no Centro Cultural de Lagos.