Faro vai acolher, no âmbito do Centro Local de Apoio à Integração de Imigrantes - CLAII, um almoço em família inserido no Projeto «Família do Lado 2015». Esta iniciativa visa promover a criação de novos mecanismos de aproximação de grupos – comunidades imigrantes e sociedade autóctone – enquanto estratégia para a integração dos imigrantes na sociedade portuguesa, ao mesmo tempo que contribui para a construção de uma imagem positiva em torno da interculturalidade e da diversidade cultural.
O projeto é uma iniciativa através da qual UMA FAMÍLIA aceita acolher em sua casa uma família que não conheça, constituindo-se pares de famílias (uma imigrante e outra autóctone) para a realização de um almoço-convívio típico da cultura da «Família Anfitriã», como forma de acolhimento do «OUTRO». Será ainda atribuído um «Assistente» a cada par de famílias, de modo a fazer a ponte entre ambas, e este marca presença no almoço.
Em Portugal, a iniciativa é dinamizada pelo Alto Comissariado para as Migrações - ACM (tutelado pela Presidência do Conselho de Ministros), em parceira com entidades públicas e privadas de todo o país e o almoço-convívio realizar-se-á no dia 22 de novembro, pelas 13h, em simultâneo, em Portugal, Espanha e República Checa.