Está já de regresso a comitiva de Nampula que veio representar aquele município moçambicano na Feira de Santa Iria, que decorreu em Faro entre os dias 19 e 25 de Outubro. A delegação nampulense deslocou-se ao Algarve a convite da Câmara Municipal de Faro e da Ambifaro, inserindo-se esta visita no espírito de fortalecimento dos laços existentes desde Maio de 2015, quando os dois municípios assinaram em Faro um acordo de cooperação.
Durante o certame, a comitiva liderada por Nelson Janfar, do Serviço de Apoio a Médias e Pequenas Empresas, teve a oportunidade de mostrar alguns atrativos e potencialidades de negócio desta cidade que atravessa um período de rápido desenvolvimento. Recetiva ao investimento estrangeiro, esta aproximação entre as duas cidades constitui também oportunidade para os empresários farenses e algarvios penetrarem num vasto mercado extremamente promissor – com cerca de meio milhão de habitantes, Nampula é sede da Província e é considerada a «capital do Norte» de Moçambique. 
Hoje em dia, é um território que goza de paz social e de estabilidade política, estando claramente no caminho do progresso e a necessitar do apoio técnico e investimento que possa surgir quer no âmbito da cooperação interinstitucional quer do estabelecimento de laços comerciais entre empresas. Nesse sentido, durante esta visita realizaram-se diversos encontros e reuniões com empresas e serviços do Município, que terão servido para as autoridades nampulenses tomarem contacto com a gestão autárquica de Faro e com a realidade empresarial do nosso concelho.
Refira-se que, para Faro, este acordo corresponde a mais uma ponte estabelecida com os povos irmãos da Lusofonia Africana. No seu desenvolvimento, é expetativa dos dois municípios aprofundar ainda mais os laços já criados, prevendo-se que, a breve prazo, Faro passe a ter mais uma cidade-irmã.