A Cooperativa ECOS está reunida com os parceiros europeus do projeto «Network of Democratic Citizenship Schools», até 14 de Outubro, na Escola Secundária de Pinheiro e Rosa, em Faro, num encontro que contou com a presença de representantes da Eslovénia e da Polónia. Com a duração de dois anos, o projeto tem o objetivo principal de criar um referencial de qualidade e uma rede europeia de escolas que formem cidadãos cada vez mais ativos e participativos. Nesta fase, são quatro as escolas parceiras do projeto mas espera-se que esta rede continue a crescer.
Criando um modelo e planos estratégicos para cada escola, o objetivo é conseguir envolver os estudantes, corpo docente e não-docente, pais e a comunidade geral, na definição de políticas que promovam uma escola mais inclusiva, participativa e integrada. Entre as várias atividades previstas, está a criação de uma escala de referência para as escolas europeias que lhes permita analisar o nível de participação e cidadania da comunidade escolar; e uma conferência europeia sobre modelos de escolas participativas. Em Portugal, o Agrupamento de Escolas Pinheiro e Rosa, em Faro, é a escola parceira.
A ECOS - Cooperativa de Educação Cooperação e Desenvolvimento, CRL é uma organização registada em Janeiro de 2010 com o propósito de responder a dois desafios: Contribuir para a promoção, reconhecimento e valorização da educação não formal enquanto metodologia de desenvolvimento humano e transformação social, em complementaridade com a educação formal e informal; Contribuir para a integração social e reforço da coesão social, assumindo-se como agente de desenvolvimento comunitário. Para tal, apresenta uma diversidade alargada de serviços, entre os ramos de consultoria, investigação e formação, tendo a sua prática centrada na conceptualização, desenvolvimento e implementação de projetos socioculturais, ambientais e educativas, nas suas mais variadas formas e envolvendo os mais variados atores (profissionais e voluntários, investigadores, entidades, autarquias entre muitos outros) ligados ao trabalho com crianças, jovens e adultos, tanto a nível local, nacional como internacional.