Na procura de respostas sociais que vão ao encontro das reais necessidades da população, sobretudo perante um contexto financeiro cada vez mais difícil para as famílias, a Câmara Municipal de São Brás de Alportel aprovou a atribuição de seis bolsas de estudo para jovens que frequentam o ensino superior no corrente ano letivo. Desde 2011, altura em que o município lançou esta nova medida de apoio às famílias, todos os anos é atribuído a um grupo de jovens residentes em São Brás de Alportel e provenientes de meios sociais desfavorecidos, bolsas para prosseguirem os seus estudos no ensino superior.
Para o ano letivo 2015/2016, a Câmara Municipal vai renovar cinco das bolsas já atribuídas em anos anteriores e abrir uma nova bolsa para um aluno que esteja a ingressar pela primeira vez no ensino superior. Este apoio é uma ajuda imprescindível na formação profissional destes jovens, que têm assim a oportunidade de ganhar novos conhecimentos e competências muito importantes para a construção do seu futuro. Recentemente, a autarquia são-brasense aplicou duas novas medidas integradas no Plano de Medidas de Apoio à Família «Vale +» com o intuito de ajudar a minimizar as dificuldades financeiras sentidas pelos munícipes: a redução máxima da taxa do Imposto Municipal sobre Imóveis, IMI, e a atribuição dos «Vales + Educação» às crianças do 1.º ciclo para compra de manuais e material escolar.
O prazo de candidaturas para atribuição de bolsas de estudo no ano letivo 2015/2016 decorre de 2 a 30 de novembro e as mesmas deverão ser entregues no Centro de Apoio à Comunidade.