No âmbito do Protocolo Tripartido, celebrado entre a família Passos, a Junta de Freguesia e a Câmara Municipal de São Brás de Alportel, decorrem neste momento um conjunto de obras de reparação, manutenção e restauro no mausoléu desta ilustre família são-brasense, que em muito contribuiu para a história do município. Esta obra implica intervenções de conservação e restauro levada a cabo pela empresa são-brasense J. G. Benedito, Lda em estreita colaboração com a equipa de Conservação e Restauro do Museu Municipal de Faro, numa parceria criada entre a Câmara Municipal de São Brás de Alportel e Faro.
Os trabalhos de manutenção desta estrutura edificada há mais de sete décadas integram serviços de limpeza, pintura de paredes, manutenção da impermeabilização da cobertura, conservação e restauro da porta, dos painéis relevados, dos vãos e dos remates existentes. Este é uma intervenção nunca antes realizada e que vai dignificar um dos mais emblemáticos edifícios de arquitetura funerária do cemitério de São Brás de Alportel, colocando em destaque todo o seu valor enquanto lugar de arte/ objeto artístico, e que nos remete para uma das mais importantes e históricas famílias deste território centenário.
Bernardo de Passos, um dos mais emblemáticos poetas são-brasenses, nasceu em 1876, no dia 29 de outubro, no seio de uma família de artistas, criadores e revolucionários cuja memória merece ser preservada para o futuro.