Ricardo Melo Gouveia e Tomás Santos Silva aguentaram bem o mau tempo que se abateu sobre Vilamoura no terceiro dia do 9.º Portugal Masters. Melo Gouveia, o n.º1 português, 2.º no ranking do Challenge Tour e 123.º do ranking mundial, cumpriu a terceira volta em 73 pancadas, uma acima do Par do Oceânico Victoria Golf Course e melhorou três posições, subindo para o grupo dos 39.º classificados, com um total de 211 pancadas, duas abaixo do Par. Com este mesmo resultado estão outros oito jogadores, incluindo Justin Walters, o sul-africano que foi vice-campeão do Portugal Masters em 2013.
Quanto ao amador Tomás Silva, a revelação deste 9.º Portugal Masters, perdeu seis posições e caiu para o 48.º lugar, com 212 (-1), empatado com outros cinco jogadores, entre os quais o dinamarquês Thorbjorn Olesen, que há duas semanas venceu o Alfred Dunhill Links Championship, na Escócia. O triplo campeão nacional amador cumpriu a penúltima volta em 73 pancadas, duas acima do Par. Tomás Silva ainda fez quatro birdies como Melo Gouveia, mas sofreu um duplo-bogey no 15 (falhou o green) e mais quatro bogeys.
De salientar que, na classificação geral, atrás dos dois portugueses, há craques do golfe mundial como o escocês Marc Warren (57.º do Mundo e 17.º da Europa) e o ex-n.º1 mundial Martin Kaymer, o alemão que é 21.º do Mundo e 15.º da Europa, ambos com uma pancada acima do Par, no 58º posto. Apesar dos portugueses se terem aguentado num dia complicado – de ventos com rajadas a atingirem os 50 quilómetros por hora, jogado em shot gun para fugir à chuva que só apareceu quando a volta estava praticamente terminada –, já será difícil acontecer um novo recorde nacional no derradeiro dia da prova, pois não será fácil superar o 16.º lugar de Ricardo Santos no Portugal Masters de 2012.
O grande candidato ao cheque de 333.330 euros do primeiro prémio monetário, do total de dois milhões de euros em jogo esta semana, é o inglês Andy Sullivan. O líder desde o primeiro dia aumentou a sua vantagem sobre o 2.º classificado, agora o espanhol Eduardo De La Riva, de três para cinco pancadas. Sullivan conquistou este ano o Open da África do Sul e o Joburg Open e poderá tornar-se no primeiro jogador a vencer três torneios do European Tour em 2015. A última volta irá começar no domingo, às 8h, havendo pelo segundo dia consecutivo saídas em shot gun devido às previsões meteorológicas negativas.