O centro histórico de Portimão vai ser palco de um conjunto de atividades lúdicas, subordinadas à temática do Halloween, de 30 de outubro a 1 de novembro. Esta efeméride com uma influência maioritariamente norte-americana ganha, ano após ano, um acolhimento cada vez mais dedicado e Portimão merece destaque pelo empenho das associações culturais, empresários individuais e pelo programa cultural que apresenta repleto de muita música, gastronomia, cinema e, claro, muitas fantasias que se vão sentir no coração da cidade.
No rol de propostas terroríficas e perfeitas para passar as noites mais assustadoras do ano, The Void Films & Contramaré - Associação Cultural de Portimão organizam a partir do dia 30 de outubro até 1 de novembro o «Halloween Horror Film Festival», a melhor seleção de cinema de horror na Sociedade Vencedora Portimonense. Para além de um grande cartaz de cinema que tem início na sexta-feira, às 21h, também está incluído um espetáculo do Professor Herrero (Ilusionista, Mágico, Hipnotista, entre outros...) agendado para as 23h15. A Rua Prof. José Buisel (nº 64 – 1.º) bem no centro da zona histórica da cidade será um dos polos para descobrir as propostas deste Halloween que promete assustar até aos mais destemidos.
O convívio e a música assustadora continuam no Bar A Marginália, situado na Rua do Arco das Maravilhas, com convidados de luxo e muita diversão pela noite adentro, dia 29 quinta-feira com The Marathons Covers, no dia 30 a Warm-Up Party e no sábado, dia 31, a derradeira, Halloween Party. O cinema e a música serão revisitados em ambiente de grande convívio e com a partilha de momentos, contribuindo para a dinamização do centro histórico da cidade. De realçar que ali bem perto, na Rua Nova teve lugar um conjunto de iniciativas que marcaram a I Semana da Reabilitação Urbana em Portimão nos meses de abril e maio e posteriormente a Festa dos Santos Populares em junho e julho.
A zona do centro histórico da cidade ganha nova vida com a celebração do Halloween e no programa consta a oferta gastronómica e musical da Taberna Cool 33 Living Cool na Rua João Anes, 33 com um jantar temático de Halloween preparado pela CHEF portimonense Amelie e com música by Dj Simon. Com o mote de que «Vão acontecer coisas…», o espaço está a receber reservas para jantares para dia 31 de outubro. Mas se é motivo de festa, não tem porque não abraçar o Halloween. Por isso, o Restaurante/Bar Pote Cheio situado na Rua Manuel José de Alvor, n.º 54 apresenta uma decoração misteriosa e no sábado dia 31 praticar-se-ão descontos para bruxas, zombies e vampiros…
Os gritos da festa de Halloween far-se-ão sentir no Bar Porta Velha (Travessa Manuel Dias Barão) com bebidas alusivas ao tema e com petiscos de cortar a respiração. O novo espaço «A Casa da Tocha», na Rua Senhora da Tocha, apresenta uma carta de vinhos e uma ementa de criar água na boca e sempre com vermutes personalizados. Um espaço que merece ser visitado pelo enquadramento na zona histórica da cidade, mas também pela oferta cosmopolita. Os empresários dos espaços comerciais das Ruas Damião Luís Faria e Castro e Rua Dr. José Joaquim Nunes uniram-se e imbuídos no espírito de viver as tradições assombradas, vão promover no dia 31 de outubro diversas iniciativas alusivas ao Dia das Bruxas com jantares temáticos e decoração alusiva, dando assim uma animação especial à zona centro e comercial de Portimão. O mote será o de recriar sabores ao «sabor» das novas tradições. Na Taberna de Portimão a oferta gastronómica apresenta um menu especial de Halloween para afastar as bruxas, onde não irão faltar, velas, teias de aranha e abóboras. Portimão celebra o Halloween com duas mãos cheias de propostas culturais, para todos os gostos e no centro da cidade. Uma festa do Centro e que se junta, este ano à zona da Praia da Rocha e de Alvor que celebram anualmente esta efeméride com boa música e bebidas temáticas.