Cerca de duas dezenas e meia de expositores estarão na FISSUL, em Silves, no próximo dia 6 de dezembro, para mais um «Mercado do Mimo». A iniciativa, promovida pela Câmara Municipal de Silves em parceria com o projeto Mima+, pretende apresentar serviços e produtos diferenciados, nomeadamente, roupas e acessórios para pais e crianças e sobretudo trabalhos artesanais direcionados à família e/ou parentalidade.
Para além da parte expositiva, o certame contempla diversas atividades dirigidas a pais e filhos. Babyoga (dos 9 aos 23 meses), por Inês Mestre, um workshop de «Desengasgamento do bebé», por enfermeiros especialistas em Saúde Infantil e Pediatria e momentos musicais e de dança Hip-Hop com «100 Nome» e «Bee Babes» são as propostas de programação para a parte da manhã. À tarde, o projeto «Gerações Improváveis», que contempla participantes de três gerações, apresentará a peça de teatro «A verdadeira história da Cinderela, segundo a Avó Mariana!». À peça seguir-se-á uma demonstração pelo Grupo de Capoeira Muzenza. Estas atividades serão complementadas com a presença de um insuflável infantil, durante todo o dia.
O Mercado do Mimo nasceu de uma proposta do projeto Mima+, dinamizado pelas enfermeiras Ana Sousa e Filipa Pereira, residentes no concelho de Silves. Esta ideia foi, desde o primeiro momento, reconhecida e acolhida pela Câmara Municipal de Silves, continuando até aos dias de hoje, com esta 3ª edição do certame. Ao longo destas edições, muitos expositores com diversos produtos e serviços associados à parentalidade por ali têm passado e, este ano, a grande novidade prende-se com a presença de um fotógrafo e de uma empresa de ecografias em 3D.
De referir que Mima+ é uma equipa multidisciplinar de profissionais de saúde que tem como objetivo proporcionar aos pais e futuros pais conhecimentos, competências e práticas no cuidar, educar e brincar. Esta equipa, para além dos cursos de preparação para o parto, também dinamiza cursos de educação para a parentalidade, apoio ao domiciliário e workshops.