A Câmara Municipal de Loulé organiza, desde 1999, os Encontros de Música Antiga de Loulé, sob a direção do Prof. Francisco Rosado, que desde o primeiro momento imprimiu no evento uma qualidade inquestionável, de tal modo que se afirmou no panorama musical português como um pólo de referência para solistas e grupos que pretendem divulgar repertório situado entre a Idade Média e finais do século XVIII. Mais recentemente, os Encontros de Música Antiga de Loulé tornaram-se uma referência europeia.
Os Encontros de Música Antiga de Loulé têm marcado a agenda de início de outono no Algarve, desde há 17 anos, aliando os concertos, às mastercalsses e às conferências com especialistas em Música Antiga. Virtude do falecimento inesperado, em 2015, do Prof. Francisco Rosado, a Câmara Municipal de Loulé, em jeito de homenagem pela sua dedicação, sabedoria e profissionalismo na Direção Artística dos dezassete Encontros de Música Antiga de Loulé, decidiu passar a denominar os Encontros de Encontro de Música Antiga de Loulé - Francisco Rosado.
Para dar início ao trabalho de preparação do XVIII Encontro de Música Antiga de Loulé, a decorrer em 2016, a autarquia convidou a Prof.ª Ana Figueiras, antiga aluna do Prof. Francisco Rosado para a Direção Artística do Encontro em substituição do Prof. Francisco Rosado, sendo a sua segunda Diretora Artística. Ana Figueiras é uma jovem louletana, que cedo se apaixonou pela Flauta de Bisel e que se iniciou no mundo da música na Escola de Música de Loulé e no Conservatório Regional do Algarve Maria Campina, enquanto aluna do professor Francisco Rosado. Concluiu a licenciatura em Música Antiga, ramo Flauta de Bisel, na Escola Superior de Música de Lisboa, na classe do professor Pedro Couto Soares.
Terminou os estudos de Mestrado em Música Antiga, ramo Flauta de Bisel no Lemmensinstituut – Leuven (Bélgica), sob a orientação dos professores Bart Spanhove e Bart Coen. Iniciou em Setembro de 2015 os estudos de Mestrado em Ensino da Música na ESML. Realizou concertos em vários países europeus, nomeadamente na Bélgica, com o grupo de Música Antiga «Carnet de Cuisine»; na Holanda, com o trio «Dulci Suono», juntamente com os flautistas Bart Spanhove e Tom Beets; em Itália e na Áustria, enquanto membro do consort de flautas internacional «Il fiati del Collegium Pro Musica», tocando com os flautistas Stefano Bagliano e Lorenzo Cavasanti. É também Diretora Musical da companhia de teatro «Ao Luar Teatro», onde realiza produções musicais e interpretação. Como professora, leciona Flauta de Bisel e Formação Musical no Conservatório de Música de Loulé.