O escritor e genealogista algarvio Nuno Campos Inácio apresenta, na sexta-feira, dia 18 de dezembro, pelas 21h, no Auditório do Museu Municipal de Portimão, o livro «A História Ilustrada de Portimão», que mantém a parceria entre Nuno Campos Inácio (autor dos textos), e o ilustrador portimonense Luís Peres (autor das ilustrações) e que já possibilitou a criação da obra «A Batalha do Arade», publicada em 2013. Dedicado aos leitores mais novos, esta é uma obra que pretende transmitir, de uma forma mais acessível, os principais factos da história portimonense, integrados em ilustrações atrativas e de qualidade irrepreensível. Este evento contará com uma atuação da Orquestra Bach, a orquestra infantil dos alunos dos conservatórios de música de Portimão e de Lagoa.
No domingo, 20 de dezembro, pelas 16h, na freguesia do Alferce, serão apresentados mais dois volumes do Índice Geral de Casamentos do Algarve, agora dedicados às freguesias de Alcoutim e do Alferce, evento que contará com uma apresentação do Projeto de Genealogia do Algarve e a atuação da Tuna da Confraria do Medronho de Monchique. De recordar que o Índice Geral de Casamentos do Algarve é uma obra composta por 71 volumes, um por cada freguesia do Algarve existente antes de 1905.
O Índice Geral de Casamentos de Alcoutim contém a relação dos 3.502 casamentos celebrados na freguesia de Alcoutim entre 1676 e 1905, contendo índice onomástico, índice por apelidos e índice toponímico, numa obra com 260 páginas. Já o Índice Geral de Casamentos do Alferce, com 275 páginas, que o autor dedica ao seu avô paterno, natural dessa freguesia, contém a relação dos 1.178 casamentos celebrados no Alferce entre 1736 e 1905, contendo índice onomástico, índice por apelidos e índice toponímico. À semelhança do que aconteceu com índice de casamentos de Alcantarilha, também o livro do Alferce integra um apontamento histórico, monográfico e fotográfico com 155 páginas. Todas estas obras são publicadas pela Arandis Editora.