Portimão tem vindo a assumir-se cada vez mais como um município de todos, protagonizando uma política de inclusão e tendo sido distinguido, no dia 30 de novembro, pelo Alto Comissariado para as Migrações pelo trabalho desenvolvido no âmbito da implementação do Programa Mentores para Migrantes. O Programa representa uma resposta social inovadora que vem reforçar o acolhimento e integração dos imigrantes através do envolvimento direto da própria sociedade, assente numa troca, entreajuda e apoio entre voluntários (cidadãos portugueses) e migrantes (emigrantes e imigrantes). Tem por base a existência de mentores disponíveis para estabelecer compromissos de mentoria com cidadãos migrantes (mentorados), facultando uma troca de apoios/auxílios, aconselhamentos e/ou esclarecimentos a vários níveis, facilitando a sua integração na comunidade.
A implementação deste Programa do Alto Comissariado para as Migrações, que conta com a ação e colaboração direta de autarquias, empresas, IPSS e outras associações, permite criar sinergias de entreajudas entre portugueses e imigrantes, reduzindo barreiras culturais e ajudando na resolução das suas preocupações e desafios. No Algarve, o Município de Portimão é o único parceiro e entidade gestora deste Programa e, apesar de ter arrancado apenas em outubro, conta já com uma rede de 16 mentores inscritos e tem a decorrer neste momento, com sucesso, uma mentoria entre um cidadão português e um imigrante ucraniano.
O objetivo é disponibilizar apoio aos migrantes nas mais variadas áreas - emprego, serviços públicos/ benefícios sociais, habitação, saúde, economia familiar, empreendedorismo, lazer, entre outras, contribuindo para a resolução dos seus problemas ou preocupações e promovendo-se uma igualdade de oportunidades. Esta medida de contato entre mentor e mentorado contribui igualmente para uma maior abertura e mudança de mentalidades, tendendo para um diálogo intercultural. Ainda no âmbito da parceria com o Alto Comissariado para as Migrações, os técnicos da área social e habitação da autarquia têm vindo a receber formação acerca de temáticas como: Educação Intercultural; Acolher e Celebrar; Serviços de Apoio e Pequenas Idweias; Saúde; Imigração e Diversidade.