O «Plano de Atividades e Orçamento» para o ano de 2016 da
Região de Turismo do Algarve (RTA), no valor de 6,9 milhões euros, foi aprovado
na reunião da assembleia geral que decorreu no auditório da entidade, em Faro. “Em
2016, a RTA pretende continuar a implementar ações que permitam desenvolver e
valorizar o potencial turístico da região. Ações que passam essencialmente pela
requalificação da oferta turística regional e valorização do produto, pelo
reforço da promoção e pela dinamização da animação turística”, afirma Desidério
Silva, presidente da comissão executiva da RTA.
A área com maior dotação orçamental é a da promoção e
animação, com mais de dois milhões de euros para ações como a participação em
feiras do setor em Portugal e Espanha, visitas de familiarização de agentes
turísticos e de imprensa, apoio às rotas aéreas diretas para Barcelona e Madrid,
em parceria com as companhias aéreas, roadshows e ações de divulgação e promoção
da Dieta Mediterrânica. “Em termos promocionais seremos o destino convidado na
Bolsa de Turismo de Lisboa, onde apresentaremos o nosso novo stand. Estaremos
mais uma vez presentes na FITUR, FEHISPOR e Mundo Abreu e voltaremos a
organizar o Incentivo Algarve como forma de apoiar e reconhecer o trabalho dos
agentes de viagens portugueses e espanhóis”, refere Desidério Silva,
acreditando que “2016 será «O ano do Algarve»”.
Destaque ainda para a Algarve Nature Week que, após o
sucesso da 1ª edição, promete trazer ainda mais atividades e novidades na
edição de 2016, a decorrer entre os dias 13 e 22 de maio, no concelho Loulé. Ao
nível da reestruturação do produto estão previstas iniciativas de dinamização
do turismo ativo, em particular os passeios pedestres e o cicloturismo. Outra
das apostas é o marketing digital através do desenvolvimento de novas apps e de
um novo portal, já em consonância com a nova imagem promocional da marca
Algarve que começará a ser desenvolvida em 2016. Campanhas de comunicação
multimeios, divulgação e dinamização de eventos, ações de marketing e
dinamização da presença do Algarve nas redes sociais são mais algumas das ações
previstas. Por fim, e no âmbito das comemorações dos 45 anos da RTA, foi
aprovada a atribuição de Medalhas do Turismo a pessoas e entidades que mais se
destacaram na valorização e divulgação do turismo algarvio.