O Cine-Teatro Louletano foi palco, no dia 27 de janeiro, de um seminário promovido pelo Comando Territorial de Faro da Guarda Nacional Republicana subordinado ao tema «Violência no Namoro», uma matéria que está cada vez mais na ordem do dia. Esta iniciativa, que contou com o apoio da Câmara Municipal de Loulé, teve como público-alvo os profissionais de diversas áreas, nomeadamente do quadrante da ação social, estudantes e população em geral, constitui-se como um espaço de reflexão e debate em torno de um fenómeno que atinge cada vez mais a sociedade atual.
Tratou-se de um seminário onde foi feita uma abordagem generalista ao tema mas que contou com um painel multidisciplinar de oradores, com o objetivo de reforçar o carácter educacional desta matéria, através da exposição e debate entre os participantes. A sessão de abertura contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Loulé, Vítor Aleixo, que reforçou a ação do Município na área social e o apoio a associações que atuam na área da violência doméstica e, neste caso específico, na violência no namoro. Seguiu-se uma intervenção do Tenente-Coronel Luís Sequeira, chefe da Secção de Informações e Investigação Criminal da GNR que veio falar sobre «Violência no namoro no contexto das vítimas específicas – O Projeto IAVE da GNR».
A gestora do Gabinete de Apoio à Vítima (APAV) de Loulé, Júlia Cardoso, trouxe a lume as questões que se prendem com a prevenção e apoio. Seguiu-se uma apresentação de Marta Chaves, coordenadora regional da Ação de Saúde para Crianças e Jovens em Risco (ASCJR) e do  Grupo de Acompanhamento da Ação de Saúde sobre Género, Violência e Ciclo de Vida (ASGVCV), que abordou «A saúde e a violência ao longo do ciclo de vida». No último painel, o 1.º Sargento Luís Costa e a Cabo Ana Santos deram a conhecer o Núcleo de Investigação e de Apoio a Vítimas Específicas (NIAVE). A sessão de encerramento esteve a cargo de João Martins, vereador da Câmara Municipal de Loulé com o pelouro da Ação Social.