O presidente da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António, Luís Gomes, é um dos oradores da sessão magistral da II Conferência Internacional «Com todos e para o bem de todos», que decorre até 28 de janeiro, no Palácio de Convenções de Havana, na República de Cuba. As jornadas reúnem centenas de políticos, pensadores e intelectuais de mais de 45 países dos cinco continentes e têm o alto patrocínio de prestigiadas entidades como a Unesco, a Organização dos Estados Ibero-americanos para a educação, ciência e cultura ou o Conselho Mundial do Projeto José Martí de Solidariedade Mundial.
Na sua intervenção, Luís Gomes irá apresentar a comunicação «A crise financeira e o seu reflexo na construção do projeto europeu», intervindo ao lado de oradores como o escritor e teólogo Frei Betto, o jornalista e politólogo Ignacio Ramonet ou o antigo presidente do Uruguai, José Mujica. Durante a palestra, Luís Gomes irá partilhar a sua experiência enquanto autarca e membro do Comité das Regiões da União Europeia, onde tem vindo a desenvolver um intenso trabalho nas áreas da proteção do emprego, do investimento e das migrações, tendo já visto adotado pela Comissão Europeia um parecer seu com vista à promoção da economia social.
Recorde-se que o presidente da autarquia de VRSA foi recentemente convidado a integrar o Comité de Peritos da Comissão Europeia para o Empreendedorismo Social (GECES), uma plataforma que reúne especialistas de diversas áreas e que monitoriza o grau de desenvolvimento e implementação das políticas da economia social no contexto europeu. Englobando as esferas cultural, moral, social, económica, ambiental e política, a palestra tem ainda como objetivo dar contributos sobre políticas e estratégias que contribuam para a erradicação da pobreza e da segregação racial ou religiosa, promovendo o acesso universal à educação e à cultura.
A participação do presidente da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António na II Conferência Internacional «Com todos e para o bem de todos» dá seguimento aos múltiplos acordos estabelecidos entre o município algarvio e a República de Cuba em diversas áreas, nomeadamente na cultura, educação, desporto, saúde, desenvolvimento comunitário e reabilitação urbana. Esta proximidade já levou a República de Cuba a homenagear o autarca de VRSA com a Medalha da Amizade - a mais alta condecoração atribuída por aquele país a um cidadão estrangeiro - e a promover a sua integração no Conselho Mundial do Projeto José Martí de Solidariedade Internacional, uma instituição prestigiada da qual fazem parte alguns dos mais influentes pensadores e figuras de relevo mundial.