No próximo domingo, dia 31 de janeiro, a comunidade paroquial de Alvor celebra o 90.º aniversário do padre Manuel Honorato Antunes, pároco Claretiano da Paróquia de Alvor. O programa de aniversário tem início às 10h com a celebração da Eucaristia na Igreja Matriz de Alvor, onde estarão presentes vários sacerdotes convidados no âmbito das Comemorações dos 500 anos da Paróquia de Alvor, que se iniciam com esta homenagem ao padre Manuel Honorato Antunes. Às 13h, terá lugar no Salão de Festas Paroquial da Igreja da Penina um almoço com centenas de pessoas da comunidade, que querem marcar a sua presença para comemorar os 90 anos do seu pároco, e também demonstrar uma vez mais reconhecimento e homenagem por toda a obra feita, pelo serviço que o «padre Honorato», como é tratado, prestou, e continua a prestar à paróquia, tendo marcado carinhosa e afetuosamente várias gerações de famílias daquela comunidade.
O padre Honorato Antunes nasceu a 29 de Janeiro de 1926 na freguesia de Penalobo, concelho de Sabugal, Guarda. Entrou a 8 de outubro de 1940 no Seminário de Alpendorada (Marco de Canaveses). Depois estudou filosofia em Jerez de Los Caballeros, Badajoz, e recebeu a ordenação sacerdotal em Valls (Tarragona) a 28 de junho de 1953. Três meses depois, parte para São Tomé e Príncipe como missionário. Entre 1954 e 1955 exerceu funções de superior e pároco de Nossa Sra. das Neves, e entre 1955 e 1956, pároco de Santana. No triénio de 1956 a 1959 é superior e pároco de Nossa Sra. da Conceição, na Ilha do Príncipe. Volta a S. Tomé nessa altura para desempenhar o múnus de superior e pároco da Santíssima Trindade (1959-1965). Entre 1965 e 1974 vive na casa da cidade capital e aí desenvolve funções de pároco de Nossa Sra. Da Graça – Sé. Em 1976 vem para Portugal.
Entre outras localidades por onde passou, destacam-se Alvor, Torralta, Ferragudo, sendo que nos últimos tempos tem sido o Pároco da Paróquia de Alvor (Alvor, Montes de Alvor e Penina), onde ainda celebra sempre Missa, por vezes até cantada, e apesar da sua idade ainda mantém bem acesa a chama da Fé, no espírito de serviço cristão, e encontra nas crianças e nos jovens a sua principal força de viver e trabalhar. Refira-se que, o município de Portimão já atribuiu ao senhor padre Honorato o título de cidadão benemérito e a medalha de serviços distintos, grau ouro.