A Feira dos Enchidos, que decorre de 4 a 6 de março, é um dos principais cartões-de-visita do município de Monchique que homenageia a tradição, os usos e os costumes. Em busca da tradição e, através de unidades especialmente concebidas para este certame, os visitantes terão a oportunidade de apreciar os mais típicos sabores da gastronomia local, este ano, com mais um dia de certame. A presença de várias Unidades de Produção de Enchidos e de Cozinhas Tradicionais confere ao evento a genuinidade de sabores e saberes.
Para além da gastronomia, o artesanato tem também uma forte presença, havendo ainda stands dedicados à doçaria, mel, pão, medronho, melosa e outros produtos. A edição deste ano oferece um cartaz musical de grande qualidade, com o concerto dos Átoa, no dia 5 de março, às 21h30, e com o espetáculo de João Pedro Pais, no dia 6 de março, às 18h. O certame arranca com uma atuação do Grupo Folclórico Amigos de Montenegro, às 21h30 de sexta-feira.
Existem ainda outras propostas de convívio e entretenimento para toda a família, com animação circulante, com diversas atuações do Grupo de Concertinas da Sertã durante o fim de semana. No sábado, a partir das 10h30, demonstrações de karaté e das classes de Ginástica Rítmica do Clube Desportivo e Cultural da Nave marcam presença em atuações cheias de ritmo e animação. O visitante poderá assistir igualmente a diversos momentos de showcooking dinamizados pela Associação de Cozinheiros e Pasteleiros do Algarve, tendo como principal foco de criação e confeção, os enchidos de Monchique.
Destaque, ainda, para o Prémio Lima Duque, atribuído a um produtor de enchidos, com o intuito de perpetuar a lembrança do Dr. Luís Fernando Maia de Lima Duque, médico veterinário e pessoa desde sempre ligada a esta feira. O certame, organizado pelo Município de Monchique, abre as portas às 16h do dia 4 e encerra às 21h do dia 6, e tem entrada livre.