A Comissão Municipal de Proteção Civil de Portimão reuniu-se, no dia 25 de fevereiro, para aprovar o ambicioso Plano de Atividades da Proteção Civil Municipal para o ano 2016. Nesta sessão ordinária presidida pela Presidente da Câmara Municipal, Isilda Gomes, além de um balanço às atividades realizadas no ano transato, foi traçada a estratégia que vai guiar o trabalho da Proteção Civil no presente ano, assumindo quatro áreas chave: a Sensibilização e Informação Pública, o Planeamento, a Logística e as Operações.
No que concerne à Sensibilização e Informação Pública destaca-se dois vetores prioritários nomeadamente o Programa Municipal «A Escola e os Riscos… Preparar para Proteger!» e o Programa Municipal «Idosos Preparados… Idosos mais Protegidos», este último com apresentação pública marcada para o próximo dia 23 de março, pelas 10h, no Museu de Portimão. Ainda nesta área de atuação estão previstas ações sobre limpeza e manutenção de linhas de água e sobre os riscos coletivos (acidentes com gás, perigos na rodovia e ferrovia, incêndios florestais e sismos/tsunamis) e diversas ações sobre suporte básico de vida e procedimentos em situação de emergência, potenciando a adoção de medidas de autoproteção e procurando eliminar comportamentos de risco.
Na área do Planeamento salienta-se, além da necessária atualização permanente do Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil, a elaboração de Planos Prévios de Intervenção (PPI) para o Aeródromo Municipal de Portimão e para a Unidade Autónoma de Gás. É também objetivo primário o acompanhamento da implementação das medidas de autoproteção nos edifícios municipais e a elaboração do Plano Operacional Municipal para Defesa da Floresta Contra Incêndios, que será apresentado no próximo mês de Abril.
Quanto à Logística, manter-se-á o quadro de cooperação com a Associação Humanitária de Bombeiros, os Escutas e a Cruz Vermelha Portuguesa no âmbito da sustentação logística das operações, bem como a aposta nas redes alternativas de comunicações de emergência, a par de um reforço na capacidade de comando e controlo e gestão de operações com novas ferramentas de apoio à decisão. Destaque ainda para a criação de uma Base de Apoio Logístico Municipal, rentabilizando as instalações do Quartel dos Bombeiros de Portimão.
Nas Operações o foco está no reforço da capacidade de monitorização do Centro Municipal de Proteção Civil e Operações de Socorro, através da Sala de Operações e Comunicações e a consolidação e treino das Equipas de Reconhecimento e Avaliação da Situação. De referir que a presente reunião serviu igualmente para delinear o aprontamento e preparação da época balnear e do período crítico no âmbito da Defesa da Floresta Contra Incêndios. Neste âmbito foram ainda debatidos diversos assuntos de interesse para a segurança de pessoas e bens em Portimão, numa altura em que os indicadores preveem uma boa afluência turística.