A Biblioteca Municipal de Silves irá acolher, no dia 22 de março, pelas 11h, uma sessão informativa do projeto «Sabe o que está a comer?». A iniciativa, promovida pela delegação regional da DECO no Algarve, conta com o apoio da Câmara Municipal de Silves (CMS) e repetir-se-á no mesmo dia na junta de freguesia de São Bartolomeu de Messines, pelas 14h30.
Alertar o consumidor para uma correta interpretação da informação nutricional dos alimentos que consome diariamente, capacitando-o, desta forma, a interpretar as quantidades de açúcar, gordura e sal de cada produto e, consequentemente, a fazer uma escolha adequada são os principais objetivos destas sessões que irão discutir a necessidade de seguir uma dieta mais equilibrada baseada numa escolha mais consciente dos produtos alimentares consumidos diariamente. De acordo com a DECO, o mote de discussão será a informação oferecida pela tabela nutricional que, atualmente, com mais ou menos detalhe, pretende esclarecer as dúvidas dos consumidores. Neste sentido, considerou-se que seria importante ajudar os consumidores a interpretar essas tabelas, facilitando a sua perceção se, por exemplo, determinado produto tem ou não benefícios nutricionais, se apresenta ou não, excesso de sal, açúcar e gorduras. Com a leitura desta informação essencial, a decisão de consumo poderá ser mais consciente e determinar a frequência de consumo desse produto.
São entidades parceiras deste projeto a Universidade do Algarve, através da Escola Superior de Saúde e do Instituto Superior de Engenharia, e a Administração Regional de Saúde do Algarve.