No âmbito das Comemorações do 42.º Aniversário do 25 de Abril e do 40.º Aniversário da Constituição da República Portuguesa e da Instituição do Poder Local, Lagos vai promover uma Marcha no dia 3 de abril, com passagem por locais evocativos dos momentos, figuras e factos políticos históricos que marcaram e se sucederam ao 25 de Abril.
A 25 de Abril de 1974, o Movimento das Forças Armadas, coroando a longa resistência do povo português e interpretando os seus sentimentos profundos, derrubou o regime fascista. Libertar Portugal da ditadura, da opressão e do colonialismo representou uma transformação revolucionária e o início de uma viragem histórica da sociedade portuguesa. A Revolução restituiu aos Portugueses os direitos e liberdades fundamentais. No exercício destes direitos e liberdades, os legítimos representantes do povo reúnem-se para elaborar uma Constituição que corresponde às aspirações do país.
A Assembleia Constituinte afirma a decisão do povo português de defender a independência nacional, de garantir os direitos fundamentais dos cidadãos, de estabelecer os princípios basilares da democracia, de assegurar o primado do Estado de Direito democrático e de abrir caminho para uma sociedade socialista, no respeito da vontade do povo português, tendo em vista a construção de um país mais livre, mais justo e mais fraterno. A Assembleia Constituinte, reunida na sessão plenária de 2 de Abril de 1976, aprovou e decretou a primeira Constituição da República Portuguesa.
No âmbito desta importante efeméride, a Comissão Municipal para as Comemorações do 42.º aniversário do 25 de Abril, dos 40 anos da Constituição da República Portuguesa e da Instituição do Poder Local em Portugal organizou então, para o dia 3 de abril, uma Marcha Comemorativa cujo percurso é de seis quilómetros, tem uma duração prevista de duas horas e passará por locais evocativos dos momentos, figuras e factos políticos históricos que marcaram e se sucederam ao 25 de Abril. Para os interessados em participar, o local de concentração é na Praça Gil Eanes (frente aos Antigos Paços do Concelho), pelas 9h30.