No âmbito das comemorações de abril, o Presidente da Câmara Municipal de Lagoa, Francisco Martins presidiu, a convite da Direção da Associação de Bombeiros Voluntários de Lagoa, à cerimónia de Homenagem aos Bombeiros que completaram 5, 10, 15 e 20 anos de serviço. Como reconhecimento dos bons e efetivos serviços à causa dos Bombeiros Portugueses, receberam as medalhas de grau cobre, prata e ouro, respetivamente entregues pelo executivo camarário e membros da Direção e Comando da Corporação de Bombeiros de  Lagoa.
O Presidente da Câmara, no uso da palavra, realçou a forma sentida da homenagem, tanto mais que reconhecia um trabalho prestimoso, de risco e muitas vezes incompreendido. “Os Bombeiros Voluntários de Lagoa merecem todo o apoio da Câmara Municipal e esta estará sempre aberta a essa solicitação, com a certeza de que o que vem para a Corporação de Bombeiros não é um luxo mas uma necessidade”, afirmou Francisco Martins.
Após a cerimónia de Homenagem, procedeu-se à entrega das chaves de uma ambulância, oferecida pela Câmara Municipal de Lagoa ao abrigo do protocolo de apoio assinado para o ano de 2016, ao Presidente da Direção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Lagoa, Joaquim Lima, que a depositou nas mãos do Comandante da Corporação, Vítor Rio. A ambulância oferecida, tipo A2, é uma Fiat Ducato com uma maca, cinco bancos e transporte de duas cadeiras de rodas, para o que dispõe de tampa manual, tendo tido um custo de 42 mil e 917,28 euros.